Atividade Colaborativa( Tecnologia Aplicada A Gestao
Artigo: Atividade Colaborativa( Tecnologia Aplicada A Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboraaedu • 9/11/2014 • 2.688 Palavras (11 Páginas) • 983 Visualizações
Atividade Colaborativa referente ao 2º Bimestre
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Tecnologias Aplicadas a Educação
: Estratégias para apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação
Atividade Colaborativa referente ao 2º Bimestre
Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias Aplicadas a Educação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação da professora tutora Ms. Heloisa de Oliveira Prado.
Anhanguera Educacional
2014
SUMÁRIO
Página
1.Planejamento da sensibilização do ensinar, aprender e educar 5
2.Descrição dos softwares educativos 6
3.Descrição da dinâmica de uso do vídeo 8
4.Descrição da atividade de Redes Sociais 9
5.Descrição da dinâmica de uso de WIKIS 10
6.Descrição das ferramentas Google selecionadas 11
7.Observações ou comentários 13
Referências bibliográficas 15
1- Planejamento da sensibilização do ensinar, aprender e educar
A proposta de elaborar uma serie de palestras de 3 dias com 1h e 30 min, com profissionais na area de tecnologia e da educação, para promover conscientização do melhor uso das tecnologias sem deixar a pratica de ler e frequentar bibliotecas de lado.
Porque hoje em dia lidamos com jovens que vivem o tempo integral de posse de celulares e tabletes, mas se essas ferramnetas não forem usadas adequadamente, ira prejudicar sim na educação e principalmente na sala de aula.
Neste evento, lançaremos a pagian integrada dessas duas escolas no Facebook, e o Blog, onde professores e a direção das escolas postaram conteudos de aprendizagem.
Os aluno iram adicionar essa pagina e automaticamente, ao inserir conteudos de informações, os alunos irão ficar cientes dessas informações, Pgina precisa ter conteudos de interatividade e de debate para ajudar os alunos a refletirem, nos temas atuais.
Atraves de o blog as escolas poderam intercalar assuntos mais simples para chamar atenção dos jovens e conteudos mais especificos para trazer inquietações e sugestões de livros, para melhor apronfundamento do conhecimento.
O evento podera chamar “ Tecnologia a serviço do conecimento”.
Para que os jovens possam ser incentivados a adicionarem a pagina do Facebook e constantemente visualizarem o blog e participarem, as escolas podem promover desafios com premiações diversas.
Criar ambientes educacionais que possa estimular o jovem desde cedo a criar o habito de ler , entender, e conseguir dialogar sobre assuntos diversos, deixando para eles o caminho livre para tomar suas proprias decisões, não importa que ele tem pessoas que curtem ler atravez de livros digitais, mas tera sempre pessoas que gostam de desfolhar as paginas do livro e admirar a capa do novo livro que comprou ou que pegou emprestado na biblioteca.
Tudo isso feito com comprometimento dos envovidos, as escolas com certeza obteram resultados, e sera modelo para outras.
2- Descrição dos softwares educativos
Esses softwares são ferramentas gratuitas de fácil acesso.
No portal do MEC o professor encontrará vários recursos para deixar suas aulas mais interessantes, podendo fazer uso de vídeos ou animações.
O jornal do professor também traz vários assuntos ligados ao dia a dia de uma sala de aula, onde o professor pode obter ajuda para elaborar suas aulas.
Na seção de interação e colaboração, como o próprio nome já diz os professores poderão interagir uns com os outros e colaborarem entre si trocando informações, ideias e experiências.
Já nos fóruns temos vários temas abordados, podendo fazer com que alunos e professores se aproximem mais, e dando ao aluno condições de esclarecerem melhor suas dúvidas, embora essa troca de informações não ocorra em tempo real.
Esses recursos estão de maneira fácil de entender e a disposição de todos, para ser utilizado de maneira inteligente e eficiente a favor da educação.
Na aba Link, o professor no portal do MEC, traz vários sites de atualização para o professor sobre assuntos diversos.
Esses softwares permitem que pessoas, professores ou alunos, criem seus próprios protótipos de programas, sem que tenham que possuir conhecimentos avançados de programação.
Enfatizar a apresentação das lições ou exercícios, a ação do aprendiz se restringe a virar a página de um livro eletrônico ou realizar exercícios, cujo resultado pode ser avaliado pelo próprio computador. As atividades exigem apenas o fazer, o memorizar informação, não importando a compreensão do que se está fazendo.
Aplicativos: São programas voltados para aplicações específicas, como processadores de texto, planilhas eletrônicas, e gerenciadores de banco de dados. Embora não tenham sido desenvolvidos para uso educacional, permitem interessantes usos em diferente ramo do conhecimento.
Multimídia e Internet: Em relação à multimídia, Valente chama a atenção para a diferenciação entre o uso de uma multimídia já pronta e o uso de sistemas de autoria para o aprendiz desenvolver sua multimídia.
Simulação e Modelagem: Constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam a vivência de situações difíceis ou até perigosas de serem reproduzidas em aula, permitem desde a realização de experiências químicas ou de balística, dissecação
...