Centro de Terapia Intensiva Hospital Universitário São José Diagnóstico Situacional e Planejamento estratégico
Por: magesouza • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.915 Palavras (16 Páginas) • 407 Visualizações
Centro Universitário UNA[pic 1]
Pós graduação
Enfermagem em Terapia Intensiva de Adultos
Gestão da Assistência de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva
Centro de Terapia Intensiva
Hospital Universitário São José
Diagnóstico Situacional e
Planejamento estratégico
Belo Horizonte
2011
Centro de Terapia Intensiva
Hospital Universitário São José
Diagnóstico Situacional e
Planejamento estratégico
Trabalho apresentado ao curso de pós graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva do Centro Universitário UNA, como requisito parcial para obtenção do título em Especialista em Terapia Intensiva. Orientadora: Valéria Medeiros |
Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
METODOLOGIA 4
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ 5
DIAGNÓSTICO 6
ORGANIZAÇÃO 6
PROCESSO DE TRABALHO 7
INFRA ESTRUTURA 8
DESAFIOS ENCONTRADOS 10
CICLO DO PDCA 12
P - PLANO DE AÇÃO 12
D – EXECUÇÃO 14
C – CHECAR, VERIFICAR, CONTROLAR 17
A - AGIR, ATUAR CORRETIVAMENTE. 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
- INTRODUÇÃO
Segundo Melleiro e colaboradores (2004), o ato de planejar envolve um exercício da razão e da sensibilidade, que engloba atividades de maior ou menor complexidade no cotidiano de trabalho e, sob essa ótica, propicia a construção de planos para enfrentar situações atuais ou futuras. Ainda de acordo com as autoras:
“No processo de trabalho gerencial, o planejamento pode ser definido como um importante instrumento que favorece fazer escolhas e a elaboração de planos que ajudam a enfrentar os processos de mudança. Assim, compreende um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos ordenados de modo a possibilitar a interação com a realidade, programar as estratégias e as ações necessárias, para alcançar os objetivos e as metas pré-estabelecidas. Portanto, é um processo contínuo que permite uma postura ativa dos gestores de uma organização na sua relação com os clientes/cidadãos e com o meio.” (Melleiros et. al, 2004)
Para Paladini (1995), atualmente as instituições destacam a gestão da qualidade como um fator decisivo para sua sobrevivência. Originalmente, o alvo da qualidade era a inspeção; hoje, as atividades relacionadas com a qualidade se ampliaram, são consideradas essenciais para o sucesso estratégico e estão associadas à percepção de excelência nos serviços, por isso é necessário uma gestão com base em fatos e dados que possam analisar e solucionar os problemas existentes (Paladini, 1995).
Partindo dessas considerações, este estudo se destina ao levantamento das fragilidades e potencialidades do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São José, com informações obtidas através de dados coletados em 2008 sobre esta unidade e comparados com a legislação vigente com o objetivo de obter uma ferramenta de gestão que garanta a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes.
- METODOLOGIA
Na realização deste estudo utilizou-se a ferramenta administrativa do ciclo PDCA. Segundo Meireles (2001) o Ciclo PDCA nasceu no escopo da tecnologia TQC (Total Quality Control) como uma ferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade.
O Ciclo PDCA compõe o conjunto de ações em seqüência dada pela ordem estabelecida pelas letras que compõem a sigla: P (plan: planejar), D (do: fazer, executar), C (check: verificar, controlar), e finalmente o A (act: agir, atuar corretivamente) (Meireles, 2001).
Antes de iniciarmos o ciclo do PDCA, foi realizado um diagnóstico situacional, onde foram comparadas as informações obtidas no estudo do cenário do CTI do Hospital Universitário São José por alunos de graduação em enfermagem no ano de 2008 com a legislação vigente, à saber: a Resolução Diretório Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Saúde nº 07 de 24 de fevereiro de 2010, as Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n°358/2009 e 293/2004, abordando os aspectos legais que envolvem a organização da assistência, o processo de trabalho e a infra estrutura desta unidade.
Na primeira fase do ciclo foram realizados encontros entre as participantes do grupo onde foram discutidas as fragilidades encontradas e quais seriam prioritárias para atuação do grupo. Utilizou-se como ferramenta a planilha 5W2H para planejamento das ações consideradas prioritárias, porém o grupo decidiu por não trabalhar com o campo ambiência devido à necessidade de atuação da diretoria e de uma equipe multidisciplinar para solução deste problema e não somente da equipe de enfermagem.
Na segunda fase do ciclo foram realizados cronogramas das atividades a serem desempenhadas pela equipe de enfermagem para solução das fragilidades encontradas.
Somente após o início das atividades programadas haverá condições para prosseguir com o ciclo do PDCA.
- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
O Hospital Universitário São José localiza-se na região Centro Sul de Belo Horizonte, à Rua Aimorés, 2.896, Santo Agostinho. Instituição médica e acadêmica filantrópica, sem fins lucrativos, destina 100% dos leitos de internação, consultas ambulatoriais e exames complementares aos pacientes do Sistema Único de Saúde. (www.husj.org.br, acessado em 08 de novembro de 2011)
A capacidade do hospital é de 141 leitos, sendo 9 de terapia intensiva em fase de expansão para 18 leitos, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (www.cnes.datasus.gov.br, acesso em 08/11/2011). Possui ainda um centro cirúrgico com 06 salas, um laboratório com capacidade para 30.000 exames/mês. Na época da coleta de dados contava com a colaboração de 410 colaboradores.
...