CÂNCER DE PELE
Por: Tatiane14 • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.976 Palavras (12 Páginas) • 943 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA[pic 2]
CURSO DE ENFERMAGEM
ALEANDRA PEREIRA DOS SANTOS RA: 1221378080
BENEDITO JOSÉ DA SILVA RA: 0129520289
FABIANO GOMES DE FREITAS RA: 0183587583
MARLY VIEIRA DA SILVA RA: 1221378126
TATIANE GOMES ALMEIDA SILVA RA: 1251481004
CÂNCER DE PELE: PREVENIR É A MELHOR ESCOLHA
TAGUATINGA, BRASÍLIA
SETEMBRO/2015[pic 3]
[pic 4]
CÂNCER DE PELE: PREVENIR É A MELHOR ESCOLHA
Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Biologia, Anatomia I, Bioquímica e Biofísica.
Orientadora à distância: Simone N. de Souza,
Orientadora presencial: Sebastiana de Fátima.
TAGUATINGA, BRASÍLIA
SETEMBRO/2015[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO[pic 7]
INTRODUÇÃO 04
O CÂNCER DE PELE 06
Fatores de risco 09
Sinais e sintomas 09
Diagnóstico 10
Tratamento 11
Prevenção 11
Folder 12
Planilha de Desenvolvimento 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Câncer é o nome geral dado a um grupo de doenças que apresentam em comum o crescimento anormal e desordenado de células que se não diagnosticado e tratado precocemente podem invadir outros tecidos e órgãos (BIOSOM, 2015).
A palavra câncer vem do grego karkinos, que significa caranguejo, devido às várias patas que possui (INCA 2011).
O primeiro tumor diagnosticado no mundo foi um retal, encontrado em uma múmia desconhecida que viveu entre os anos 200 e 400 a.C. Esta descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Manchester que dentre mil corpos estudados encontraram apenas este caso. (Revista Galileu).
O câncer inicia a partir do momento que as células de um determinado órgão ou tecido do corpo começam a ter seu crescimento fora de controle. Esse crescimento se dá de forma diferente do crescimento celular normal. Ao invés de morrer, as células cancerosas permanecem crescendo e formam novas células defeituosas. Assim sendo, estas células tem a capacidade de invadir outros tecidos, fato que as células normais não possuem a habilidade de fazer. O crescimento anormal e desordenado é o que torna uma célula cancerosa (INCA 2011).
O câncer de pele é dentre as neoplasias a que mais acomete o povo brasileiro. Ele atinge principalmente as pessoas com pele clara, idosos, indivíduos com sardas, pintas e manchas e ainda aqueles pacientes com sistema imunológico enfraquecido. Indivíduos que ficaram expostos ao sol sem proteção por períodos prolongados quando criança e na adolescência, são fortes candidatos a desenvolver esta neoplasia.
Existem diversos tipos de câncer de pele, os mais conhecidos são: carcinoma Basocelular, carcinoma Espinocelular e melanoma. Dentre os mais raros estão: Carcinoma sebáceo, Sarcoma de Kaposi, Linfoma de cutâneo de células T, Carcinoma anexial microcistíco, Tumor de células de Merkel.
A melhor forma de se evitar o câncer é com a prevenção.
No passado o câncer era tido como uma doença sem cura, hoje com os grandes e constantes desenvolvimentos tecnológicos, o paciente tem uma alta probabilidade de cura, desde que o tumor seja descoberto precocemente. Atualmente diversos fatores contribuem para aumentar a expectativa do tempo de vida do indivíduo como novos recursos, tratamentos e medicações cada vez mais avançadas.
Alguns sinais de alerta devem ser observados como: manchas na pele que formam cascas, feridas que não cicatrizam em quatro semanas, aparecimento de pintas que mudam de tamanho, forma e cor.
O enfermeiro pode desenvolver excelentes trabalhos de divulgação para atrair a atenção dos usuários da saúde quanto ao câncer de pele deste a prevenção e descoberta precoce desta patologia até seu tratamento.
O CÂNCER DE PELE
O câncer de pele tem se tornado a neoplasia de maior incidência no Brasil. Isto se deve principalmente pela constante redução da camada de ozônio.
O câncer de pele é originado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que existem na pele. Existem diversos tipos de câncer de pele que podem ser divididos em não melanoma e câncer de pele melanoma. O câncer de pele não melanoma engloba o carcinoma Basocelular (CBC), que é o que mais acomete a população, porém, é o menos agressivo, e o carcinoma Espinocelular ou epidermoide (CBC), este é bem mais agressivo e apresenta um crescimento bem rápido quando comparado ao Basocelular. O melanoma cutâneo ou câncer de pele melanoma é o mais temível dos tumores de pele, pois, além de ser muito agressivo e de crescimento rápido, esta neoplasia tem a capacidade de invadir qualquer órgão e desenvolver metástase (INCA 2011).
Os cânceres de pele são divididos de acordo com a parte do corpo em que eles aparecem, os mais comuns são:
- Carcinoma Basocelular: é o tipo de câncer com maior incidência, porém é o tipo que menos agride o corpo humano. Seu tumor é formado de células comuns da pele e apresenta um desenvolvimento muito lento. Quando descoberto precocemente a probabilidade de cura é bem alta, tendo em vista que esta neoplasia dificilmente invade outros tecidos. Este tipo de câncer aparece com mais frequência nas partes do corpo que ficam expostas ao sol como rosto e pescoço, a localização predominante é o nariz. Este tumor é responsável por 70% dos casos diagnosticados (LIMA, 2015).
[pic 8]
Fonte: http://www.dermatologia.net IMAGEM 01.
- Carcinoma Espinocelular: Este tumor cresce nas regiões mais expostas ao sol e atinge principalmente pessoas entre a sexta e sétima década de vida. O carcinoma Espinocelular é o segundo tipo de tumor que mais acomete a pele, perfazendo em média 20% dos tumores cutâneos não melanoma, ele se origina a partir de células epiteliais e de todas as camadas da pele e mucosa. Este câncer ocorre entre todas as etnias e sua incidência é maior entre pessoas do sexo masculino. Seu crescimento se da forma rápida podendo invadir outros órgãos (LIMA, 2015).
[pic 9]
Fonte: http://www.dermatologia.net IMAGEM 02.
- Melanoma: Um tumor perigoso e muito agressivo, o melanoma tem a capacidade de criar metástase até mesmo para o cérebro e o coração. Esta neoplasia é altamente letal. Este câncer se origina nas células que produzem pigmento. Apesar de sua incidência ser bem inferior aos outros tipos de pele existentes, tem-se observado que sua ocorrência vem aumentando no mundo inteiro. Dentre os diversos tipos de melanoma estão o melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e o melanoma maligno lentigo (Ravelli e Steiner, 2015).
[pic 10]
Fonte: http://www.dermatologia.net IMAGEM 03.
Existem outros tipos de tumores ainda raros que originam em outros
tipos de células tais como:
...