De que forma a Epidemiologia pode atuar nesses casos, de tal forma a buscar uma diminuição da morbidade e da mortalidade?
Por: sirleide98 • 8/5/2017 • Dissertação • 320 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
Em nosso país a Vigilância Sanitária e a Vigilância epidemiológico procuram atuar em conjunto buscando alcançar as metas propostas para prevenir, evitar e se possível erradicar determinadas doenças ou os vetores de doenças.
Nas situações relacionadas ao Zika Vírus, Chikungunya, dengue e febre amarela as ações não param, temos constantes campanhas educativas orientando sobre como prevenir a presença do mosquito transmissor, equipes são treinadas em todo o território nacional, no entanto no meu ponto de vista o que é falho é a forma como essas campanhas chegam até a população, por vezes são técnicas demais ou o apelo apresentado não alcança o objetivo esperado.
Não conseguimos acabar com os mosquitos porque invadimos o seu habitat natural,quando desmatamos florestas ou fazemos moradia muito próximas das florestas e fazemos com que eles busquem outras áreas e então quando nos damos conta eles estão nos grandes centros, escolas, residências enfim em todos os lugares.
Então em minha opinião a conscientização não deve ser apena para " evitar deixar garrafas, pneus, tanques ou qualquer lugar onde a água pode ser acumulada", mas deve também ser de preservação do nicho do mosquito.
A Vigilância epidemiológica está presente nas unidades hospitalares e possui assento nas esferas municipal, estadual e federal , da mesma forma que a vigilância sanitária, ambas atuando no controle e prevenção de doenças, mas é inegável que falta mais informação e que está informação seja repassada de maneira adequada para evitar que a população cometa erros como foi no caso da febre amarela, onde macacos foram mortos. As informações que estão disponíveis nem sempre alcançam a todos em todo território nacional. Assim a epidemiologia realiza um trabalho de formiguinha, e aos poucos vai alcançando seus objetivos, precisamos de profissionais capacitados mais acima de tudo envolvidos e comprometidos e que realizem esse serviço de formiguinha, orientando, repassando informações e aí teremos parte das ações alcançadas e a outra parte será alcançada pela vigilância sanitária e vigilância epidemiológica
...