Morbidade/Mortalidade - Cardiovascular
Artigos Científicos: Morbidade/Mortalidade - Cardiovascular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathalialys • 11/10/2013 • 232 Palavras (1 Páginas) • 731 Visualizações
As doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares encefálicos (AVE), continuam sendo a primeira causa de mortes no mundo, com 17 milhões de mortos em 2011, segundo a lista das dez principais causas de mortalidade publicada nesta segunda pela OMS (Organização Mundial de Saúde)Em 2000, as doenças cardiovasculares já lideravam a classificação, de acordo com o quadro comparativo da OMS.
Doenças cardiovasculares são 1ª causa de mortalidade no mundo, diz Organização Mundial da Saúde.Em 2011, 17 milhões morreram por causa de infartos e acidentes vasculares encefálicos
www.r7.com.br (27.julho. 2013)
Essas doenças são hoje a segunda maior causa de mortes naturais no país, perdendo apenas para os AVCs (acidentes vasculares cerebrais).
Segundo a pesquisa, enquanto a taxa de mortalidade por essas doenças se manteve estável no Brasil todo, o índice caiu até 25% no Sul e Sudeste e aumentou no Norte e Nordeste. Entre homens nordestinos, por exemplo, a alta foi de 34% no número de mortes por 100 mil habitantes (veja quadro abaixo).
alimentação.Reversão da alta da mortalidade cardíaca no Norte e Nordeste requer ação preventiva.O aumento da renda nesses Estados, associado ao consumo de alimentos industrializados, hipercalóricos e ricos em sódio --que agravam os fatores de risco cardíaco, como hipertensão, colesterol e obesidade-- é uma das explicações para o fenômeno.
"As pessoas estão deixando de morrer por doenças infectocontagiosas e passando a morrer de infarto", diz o pesquisador José Rocha Faria Neto, cardiologista e professor da PUC-PR.
...