Faça uma análise do caso clínico apresentado abaixo e responda aos questionamentos solicitados.
Por: Izabel Rebelo • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 1.677 Visualizações
EXERCÍCIO 01: CASO CLÍNICO.
Faça uma análise do caso clínico apresentado abaixo e responda aos questionamentos solicitados.
Data de realização da consulta: 30 de novembro de 2012.
A.M.S, 37 anos, parda, brasileira, procedente de Rio Branco (AC), solteira, trabalha como doméstica. Comparece para primeira consulta de pré-natal em Unidade Básica de Saúde. É G4P2(1PN; 1PC)A1 e relata DUM em 15/06/2012. Informa que há 1 ano e 2 meses, “o bebê estava sofrendo e precisou ser tirado rápido por cesariana”, nascendo com 38 semanas de gestação e pesando 2.400 g. A criança foi a óbito com 5 dias de vida. O outro filho, nascido de parto normal há 3 anos, pesou 2.580 g, está vivo e é saudável. Relata ainda que sofreu um aborto espontâneo aos 16 anos de idade. A paciente refere tabagismo (10 cigarros /dia), nega ingestão de bebida alcóolica e uso de drogas ilícitas. Nega antecedentes pessoais patológicos e informa antecedentes familiares de mãe hipertensa e pai já falecido (não sabe a causa).
Ao exame:
Peso: 77 kg
PA: 130/90 mmHg
FC: 82 bpm
BCF: 130 bpm e movimentação fetal presente
AFU: 20 cm
Baseando no caso descrito, responda as questões abaixo:
1) Após realizar a anamnese, exame físico geral e obstétrico (descritos acima), cite os fatores de risco que você identificou.
A paciente só compareceu a primeira consulta tardiamente, o ideal é que haja a busca para o início do pré-natal até 12 semanas de gestação. Mas o importante é que comece o quanto antes. Foi relatado pela paciente que já houve aborto espontâneo, então deve-se acompanhar de perto esta gestante. Outro fator que chama a atenção é o baixo peso dos outros filhos. O uso de cigarros também é muito prejudicial ao desenvolvimento do bebê, o ideal é que essa paciente seja encaminhada a grupos de tabagismo. O risco de hipertensão se faz presente devido a histórico familiar.
2) O filho que nasceu de cesárea de emergência era prematuro? Justifique a sua resposta.
O filho que nasceu de emergência não era prematuro, pois só é considerado pré-termo os bebês até 37 semanas. O bebê que nasceu de 38 semanas de gestação pode ser considerado a termo.
3) Calcule a data provável do parto (DPP) e a idade gestacional (IG).
A DPP é 22/03/2013 e a IG é de 24 semanas de gestação.
4) Elabore um plano de orientações / cuidados para a gestante em questão.
Esta gestante está iniciando o pré-natal, sendo a assim a finalidade da 1ª consulta de enfermagem baseia-se em acolher a mulher respeitando suas condições emocionais em relação a atual gestação e identificação de risco solicitando exames, são eles:
• EAS
• Colpocitologia oncótica da ectocervice
• Hemograma completo
• Fator
...