Humanizaçao
Por: sisimone • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Florence Nightingale, foi um personagem marcado pelo reconhecimento por elaborar estratégias que visavam o bem-estar do cidadão, criando um ambiente de atenção à saúde com foco na solução de agravos e cura.
Com o tempo a visão do hospital mudou, o avanço da medicina favoreceu a reorganização a enfermagem se profissionalizou e causou uma diferença entre técnicos e auxiliares de enfermagem. Até hoje a enfermagem busca o aperfeiçoamento em cursos, especializações, mestrado e doutorado.
Segundo Martín, L.M., o profissional tem grandes responsabilidades, ele lidera uma ou até mais equipes de enfermagem ao mesmo tempo, sendo responsável por vidas e cuidado direto ou não com o paciente. Não é apenas um número ou patologia a ser tratada, mais sim um ser humano que necessita de cuidados, prevenção, atenção e carinho.
De acordo com Costenaro, R.G.S.; Lacerda, M.R., o cuidar não é apenas realizar um procedimento e sim um momento de relacionar com o paciente, mostrando sua importância e até mesmo aumentando sua autoestima, já que os mesmos são afastados de seus familiares no momento da internação.
Orientar o paciente e seus familiares sobre a patologia, os procedimentos e tratamentos é acolher, amar e apoiar o próximo. O próprio ambiente hospitalar é sombrio e triste, no meio de tantos procedimentos, exames e manipulações que desgastam o paciente e os familiares e os deixam vulneráveis. Por isso existe uma real necessidade de promover um ambiente calmo e tranquilo para melhorar na recuperação.
Conforme Baggio (2006), a empatia é o melhor recurso, já que o cuidador se coloca no lugar do outro seja em situações gratificantes ou de frustação, e pode perceber o que está sentindo e a melhor forma de conduzir a situação.
O cuidar na enfermagem significa, colocar-se no lugar do outro, dispondo a entender o que a pessoa está passando e procurar proteger, promover, preservar a humanidade, auxiliando as pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor na existência. É também ajudar a pessoa no autoconhecimento, controle e auto cura. Sendo restaurada um sentimento de paz interna, independente de circunstâncias externas. A alegria e satisfação que o profissional sente aumenta o desejo no cuidar humanizado.
Uma das formas de se avaliar o valor da vida está nas categorias instrumental, subjetivo e intrínseco.
O valor da vida como valor instrumental se refere a quanto a vida de cada um serve de interesses aos demais. A importância do seu valor depende da utilidade e de sua capacidade de auxiliar as pessoas a obter o que desejam.
A vida humana como valor subjetivo, é baseado em quanto uma pessoa mede seu valor para ela mesma, ou seja, até que ponto ela quer esta vida ou até que ponto estar viva é bom para cada pessoa.
Já a vida humana como valor intrínseco, refere-se ao valor subjetivo que uma vida tem para a pessoa de cuja vida se trata.
O atender da enfermagem a partir desses princípios, se assemelha por ser uma prática universal e intrinsecamente valiosa, mesmo que compreendida somente no quadro da saúde. Se a saúde nos passa segurança na vida, uma vida com dor, sofrimento e mal-estar se converte em indefinida. A sociedade precisa do indivíduo com saúde e é aí que a enfermagem atua, melhorando o físico, psíquico e social.
...