Humanização
Por: camilabreis • 30/5/2016 • Resenha • 450 Palavras (2 Páginas) • 578 Visualizações
A humanização Hospitalar gera em torno de mudanças decorridas ao longo do tempo, antes conhecida como um ato de caridade religiosa destinada aos pobres, e nos dias de hoje é conhecida por fatores de preocupação em relação à saúde/doença, agindo no nível primário em determinadas pessoas e/ou regiões.
A Humanização é entendida como respeito à vida humana, garantindo qualidade de vida; onde o ambiente hospitalar passa a ter uma estrutura de desenvolvimento médico e de todos profissionais evolvidos e interessados no cuidado de seu paciente, garantindo a melhoria e saúde do mesmo.
O ambiente hospitalar vem se adequando as transformações e avanços da tecnologia, reestruturando em suas práticas multidisciplinares na relação, condição e humanização na área de trabalho para um profissional da saúde, investindo não apenas em infraestrutura, más também em fundamentos organizacionais, onde em um hospital o foco principal sempre vai ser o paciente, visando não apenas suas patologias más sim uma forma de investir em saúde e propondo o bem estar para que assim o paciente se sinta confortável em um ambiente de curto ou longo prazo.
No inicio da história hospitalar havia casas de caridade que prestavam serviços á pessoas menos afortunadas e moradores de ruas, pois eram consideradas um problema social e ameaça a população; devido a falta de conhecimento medicinal havia grande números de óbitos pois pessoas sadias trabalhavam com pessoas moribundas sem nenhuma precaução; apenas os mais ricos tinham cuidados privilegiadas de médicos.
Ao passar do tempo a relação de administração/religiosidade separaram, pois os cuidados que eram prestados aos pacientes eram bancados por igrejas e pessoas sem conhecimentos, e assim passou a ser administrado por médicos em centros hospitalares onde era o ícone principal
no cuidado do paciente, pois o Brasil não queria perder mais seus soldados que voltavam de guerras e necessitavam de cuidados de especialistas, sendo assim uma prática que gerou benefícios desencadeando diversas mudanças partindo à tecnologia.
Essas mudanças foram fundamentais para o desenvolvimento na área da saúde, partindo de estudos e especializações médicas e de patologias específicas de cada área do corpo humano passando a ser um local de estudos e prática de ações em saúde/doença. Com a iniciativa de mudança houve grande êxito em diagnósticos, tratamentos de doenças e fármacos para fazer-se saúde de qualidade aos seus pacientes. Após a primeira construção de um hospital houve mudanças em relação aos benefícios do médico e paciente, pois começou a ser visto como forma de comercialização por motivos de grande crescimento em estudos e descobertas, desse modo tudo que era realizado passou a ser pago. O hospital separava pessoas por meio de classe social, havendo mais atenção ao lado mais “rica” e menos destruturação aos menos afortunados, sendo assim uma pratica de desumanização à saúde do próximo.
...