Inspeção da pele- Tipos de Facies
Por: danifreire2016 • 21/12/2015 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 6.362 Visualizações
Inspeção da Face
Fácies normal ou atípica: Comporta muitas variações, facilmente reconhecidas por todos; É importante identificar, no rosto paciente, sinais indicativos de tristeza, ansiedade, medo e etc.
Fácies hipocrática: Olhos fundos, parados e inexpressivos, nariz afila-se, e os lábios se tornam adelgaçados, palidez cutânea e uma discreta cianose labial completa a fácies.
Fácies renal: Edema que predomina em volta dos olhos.
Fácies leonina: Os supercílios caem, o nariz se espessa e se alarga, os lábios tornam-se mais grossos e proeminentes, as bochechas e o mento se deformam pelo aparecimento de nódulos, a barba escasseia ou desaparece.
Fácies adenoidiana: Nariz pequeno e afilado e a boca sempre entreaberta.
Fácies parkinsioniana: a cabeça inclina-se um pouco para frente e permanece imóvel nesta posição. O olhar fixo, os supercílios elevados e a fronte enrugada.
Fácies basedowiana: Olhos salientes (exoftlamia) e brilhantes, se destacam-se no rosto magro.
Fácies mixedematosa: rosto arredondado, nariz e lábios grossos, pele seca, espessada e com acentuação de seus sulcos.
Fácies acromegálica: Saliência das arcadas supraorbitárias, proeminência das maças do tosto de maior desenvolvimento do maxilar inferior, além do aumento do tamanho do nariz, lábios e orelhas.
Fácies cushingoide ou lua-cheia: rosto arredondado, com acentuação dos traços faciais.
Fácies mongoloide: olhos bem distante um dos outros, lembra olhos de chinês, rosto arredondado, boca quase sempre entreaberta.
Fácies de depressão: Cabisbaixo, olhos com pouco brilho e fixo em um ponto bem distante. O sulco nasolabial se acentua, canto da boca se rebaixa.
Fácies pseudobulbar: Crises de choros ou risos, involuntários, mas consciente.
Fácies da paralisia facial periférica: Impossibilidade de fechar as pálpebras, repuxamento da boca para são e apagamento do sulco nasolabial.
Fácies miastênica ou fáceis de hutchinson: ptose palpebral bilateral que obriga o paciente a franzir a testa e levantar a cabeça.
Fácies de deficiente mental: Os traços faciais são apagados e grosseiros; a boca entreaberta, as vezes com salivação.
Fácies étilica: Olhos avermelhados e certa ruborização da face.
Fácies esclerodérmica: repuxamento das lábios, afinamento do nariz e imobilização das pálpebras.
...