LESÕES CELULARES
Por: facuabc • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 404 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
JANAINA CORREIA DE SOUZA | |
LESÕES CELULARES
SANTO ANDRÉ
2015
JANAINA CORREIA DE SOUZA | 7297554814 |
LESÕES CELULARES
Trabalho desenvolvido pela aluna como requisito para obtenção de nota parcial do primeiro bimestre na disciplina de Patologia pelo curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera de São Paulo, a ser apresentado a tutora Laís Anversa.
SANTO ANDRÉ
2015
INTRODUÇÃO
O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Com a supressão total ou parcial da oferta de sangue ao músculo cardíaco, ele sofre uma injuria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar a morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com conseqüências desde severas limitações da atividades físicas até a completa recuperação. Pode também acontecer em pessoas que tem as artérias coronárias normais. Isso acontece quando as coronárias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e também produzindo um défict parcial ou total de oferecimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado pelo vaso contraído. Esse tipo de espasmo também pode acontecer em vasos já comprometidos pela ateroesclerose.
Para o diagnostico de IM e feito anamnese que denomina-se a historia da doença relatada pelo paciente ou familares, onde procuramos saber ser o paciente e hipertenso, fumante, diabético e ser tem histórico cardíaco na familiar. As informações colhidas podem sugerir, com maior ou menor certeza um diagnóstico. Como segundo passo a realização de exames clínicos, como colesterol e glicemia sanguínea e a realização de um eletrocardiograma ( ECG).
Já os possíveis sintomas da doença pode ser típica ou atípica. Casos de dor atípica podem ser mais difíceis de caracterizar. Em geral se diz que a dor do infarto pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical. A dor típica tem como característica ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorose, náuseas e palidez cutânea. Em mulheres são muito menos típicas, com queixas de queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor. Qualquer dor nessas regiões deve ser investigada, especialmente se associada a vômitos, suor frio, fraqueza intensa, palpitações, fadiga, sonolência, tontura ou vertigem.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente consideram-se dois tipos de infarto agudo baseados no ECG. O infarto com supradesnivel do segmento ST, anteriormente designado infarto com ondas de elevação do segmento ST e inversão de onda T verificamos que o paciente sofria IM.
A lesão do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e aparecimento de ondas Q anormais que indicam necrose.
O exame de colesterol total e frações e o triglicerídeos do paciente estão alterados. O colesterol total tem que ser menor de 200mg-dl, colesterol LDL menor de 100mg-dl, o colesterol HDL maior de 40mg-dl e o triglicerídeos até 150mg-dl. A LDL lipoproteína deposita o excesso de colesterol na parede das artérias e provoca a formação de placas gordurosas que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue. Estas placas de aterosclerose podem localizar-se nas aterias que nutrem o coração, as coronárias, dificultando a circulação do sangue e podendo levar a isquemia pode provocar dor no peito (angina) e um coagulo formado na região da placa pode, por fim, bloquear completamente a passagem do sangue, provocado o infarto. A HDL liproproteínas, ou bom colesterol remove o colesterol da parede das artérias, levando de volta ao fígado. Quanto maior sua concentração no sangue, maior a proteção contra o excesso de colesterol e a doença aterosclerótica.
...