Laboratorio de Analises Clinicas
Por: Christiane Grocoske de Lima • 28/3/2019 • Trabalho acadêmico • 4.716 Palavras (19 Páginas) • 230 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................03
classificação do laboratório ....................................................03
SETORES .......................................................................................................03
Recepção ..............................................................................................03
coleta ................................................................................................... 04
bioquímica ............................................................................................ 04
creatinina ..................................................................................05
hematologia .........................................................................................06
contagem de reticulócitos ...............................................07
imunologia ............................................................................................08
PCR (proteína C reativa) ......................................................08
microbiologia ......................................................................................08
Coloração de Gram ...............................................................09
parasitologia ..................................................................................... 09
Método de Faust .................................................................... 09
urinálise ................................................................................................10
sedimentoscopia .....................................................................11
lavagem e esterilização .................................................................11
conclusão ................................................................................................. 12
referências .............................................................................................. 14
1. INTRODUÇÃO
A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ambientais e epidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento. O profissional biomédico é um profissional da área da saúde, com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis do sistema de saúde. Com ética, respeito ao ser humano e rigor científicos sendo os princípios que devem estar na rotina de trabalho do biomédico. A maior parte dos profissionais trabalha em laboratórios de Análises Clínicas, pesquisando, identificando e classificando microrganismos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas. E uma das formas deste profissional se capacitar para esta função, é a realização do estágio supervisionado que possibilita ao estudante a concretização e a integração teoria-prática-teoria dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica, estimulando no estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novos conhecimentos. A perspectiva portanto é de que o estágio supervisionado é indispensável para a vida do futuro profissional porque dá́ oportunidade ao aluno de se defrontar com problemas concretos que irá enfrentar após a conclusão do curso, visto que o mesmo é a exteriorização do aprendizado acadêmico fora dos limites da Universidade. É o espaço onde o aluno irá desenvolver seus conhecimentos junto às instituições públicas e privadas, correlacionando a teoria e a prática, contribuindo para uma análise de pontos fortes e fracos das organizações e propondo melhorias para as instituições. O espaço destinado para o estágio possibilita ao acadêmico a disponibilidade de consolidar seus conhecimentos com as particularidades que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer. Nesta configuração, a troca de experiência fará com que o novo profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas e lidar com a complexidade da realidade cotidiana.
1.1. Classificação do laboratório
O estágio obrigatório foi realizado no Laboratório escola da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), no período de segunda à sexta feira das 07:30 às 12:00 com objetivo de dar suporte aos alunos do Estágio I que cursam o sétimo período, nas atividades dos setores do laboratório visando o auxílio no desenvolvimento das técnicas realizadas em cada setor. O estágio foi realizado como uma monitoria, com o objetivo de auxílio das técnicas anteriormente desenvolvidas pela aluna no estágio I.
2. SETORES
2.1 RECEPÇÃO
O setor de recepção do laboratório escola da UTP, recebe os pacientes que desejam realizar os exames de rotina do laboratório e faz um cadastro dos mesmos com informações como nome, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, telefone e e-mail. Após o cadastro é realizada a ficha do paciente para todos os setores que foram solicitados os exames como Bioquímica, Imunologia, Hematologia e Urinálise. Na recepção do laboratório o paciente recebe as instruções de como proceder para a coleta das amostras com cortesia e cordialidade. Para a dosagem de bioquímica é orientado ao paciente sobre o período de jejum, e também necessário o conhecimento dos medicamentos que o paciente esteja tomando. E quando da coleta de sangue, orienta-se o paciente quanto ao esforço físico, pois a atividade física pode causar alterações nos resultados dos exames. Após
...