RELATÓRIO DA FASE DE CONTABILIDADE II NA ANÁLISE CLÍNICA DO LABORATÓRIO
Projeto de pesquisa: RELATÓRIO DA FASE DE CONTABILIDADE II NA ANÁLISE CLÍNICA DO LABORATÓRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JULIAGESSICA • 17/10/2014 • Projeto de pesquisa • 5.575 Palavras (23 Páginas) • 660 Visualizações
FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES - FAECA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAR
CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA
ESTAGIO II
ARIQUEMES
2014
JULIA GESSICA DA SILVA OLIVEIRA
ESTÁGIO II
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR II
EM LABORATORIO DE ANALISES CLÍNICAS
Conclusão do Estágio Curricular II apresentado as Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr, no Curso de Bacharelado em Farmácia 7º Semestre, para a Disciplina de Estágio II, como pré – requisito parcial para aprovação da disciplina sob – orientação e Supervisão da Professor.
ARIQUEMES
2014
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao estágio realizado no laboratório de Analises clínicas do Hospital Regional de Ariquemes, com uma carga horária de cento e oitenta horas.
A área das análises clinica, está em constante expansão, e desenvolvimento, constituindo uma das áreas fundamentais dentro da ciências da saúde. As técnicas utilizadas tem cada vez mais tendência para eficácia, garantindo assim a qualidade dos resultados.
O laboratório onde foi realizado o estágio, é dividido em setores; hematologia, urinálise/parasitologia, bioquímica, imunologia, sala de coleta, sala de microscopia. Todos de igual importância no diagnóstico e no tratamento de várias patologias.
2. OBJETIVO DO ESTÁGIO
O estágio em Análises Clínicas tem por finalidade o treinamento dos acadêmicos, através da realização de exames laboratoriais, em um ou mais dos seguintes setores: Hematologia Clínica, Parasitologia Clínica, Imunologia Clínica, Bioquímica Clínica, Microbiologia Clínica e Urinálise e, eventualmente, em outros setores não mencionados.
3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Quadro de Funcionários
É composto por 14 funcionários sendo:
Bioquímicos:
Técnicos de Analises Clínicas:
Auxiliares de laboratório:
Recepcionista:
Digitadores:
4. ESTRUTURA FÍSICA
O laboratório têm seis salas, sendo: recepção, coleta, digitação, preparação, bioquímica e microscopia. Na recepção têm uma mesa com computador, onde é feito a triagem dos pacientes. Na sala da coleta tem todos os equipamentos necessários para coleta como: alcool 70%, seringas, cadeira com braçadeira, uma bancada com os materiais, estantes para os tubos, algodão entre outros materiais. Na sala de digitação há uma mesa com computador e um armário onde os funcionários guardam seus pertences. A sala da preparação é onde se prepara as laminas para hemograma, fezes e urina, onde também se lava os materiais utilizados no laboratório, nela contem uma centrifuga grande, armário com aquecimento para secar as laminas, três pias para lavagem, uma grande bancada para preparação de esfregaços e outros procedimentos. Na sala da bioquímica tem uma centrífuga pequena, uma geladeira, dois banhos Maria, dois bioplus e uma bancada onde são realizados os exames. Na microscopia há três microscópios sendo dois para os bioquímicos do laboratório e um da equipe da FUNASA que realizam o exame para identificação da malária, nela também há uma geladeira onde ficam os kits de testes rápidos realizados pelos bioquímicos, tem uma pia e uma bancada onde ficam os microscópios e o KX- equipamento que faz a leitura do hemograma.
5. SETORES DO LABORATÓRIO
Triagem
Conferir ficha de ordem de chegada, guia ou pedido médico, em seguida a amostra é encaminhada para seu setor e o paciente para sala de coleta para hemograma.
Coleta de Sangue
Primeiro verifica-se o pedido para saber como deve ser feita a coleta, entrevista o paciente pergunta qual a hora da ultima refeição, se toma algum medicamento, etc. Faz-se assepsia com álcool 70% e algodão, fazendo movimento circular de dentro para fora, caso precisar tocar novamente para sentir a veia é feita nova assepsia. Faz-se a coleta de sangue no volume adequado de acordo com os exames solicitados na ficha cadastral, após colhido o sangue, pinga-se uma gota em uma lâmina e faz-se um esfregaço para ser corada e feita a contagem manual de células por microscopia.
Setor de Hematologia
Assim que o sangue chega neste setor ele vai para o homogeinizador por no mínimo 4 minutos, em rotação leve para evitar hemólise, em seguida é feito o hemograma de forma automatizada, no aparelho de hematologia KX, o qual faz apenas um exame por vez, finalizando os exames também é liberado laudo completo com todas as contagens tanto da série vermelha quanto da série branca, após isso todos os laudos são conferido através de microscopia usando-se a lamina que foi feita o esfregaço durante a coleta (corada através do método panótico), desta forma a contagem tanto da série vermelha quanto a braça são feitas manualmente com o auxilio de um aparelho contador de células, e os resultados são conferidos com o dos aparelhos para evitar qualquer discrepância.
Após isto é feito exame complementar caso requisitado pelo médico, como VHS.
Setor de Urinálise
A amostra é recebida confere-se a etiqueta com a ficha cadastral e numera-se todas. Transfere-se
...