MORTALIDADE POR PNEUMONIA EM BARRA DO GARÇAS – MT NO ANO DE 2015
Por: carlaroberta123 • 14/1/2016 • Monografia • 2.911 Palavras (12 Páginas) • 753 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UTI
MORTALIDADE POR PNEUMONIA EM BARRA DO GARÇAS – MT NO ANO DE 2015
CARLA ROBERTA SILVA SOUZA ANTÔNIO
BARRA DO GARÇAS – MT
2016
[pic 2]
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UTI
MORTALIDADE POR PNEUMONIA EM BARRA DO GARÇAS – MT NO ANO DE 2015
CARLA ROBERTA SILVA SOUZA ANTÔNIO
Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Instituto de Extensão Educacional - IBEED, para obtenção do título de Especialista em Enfermagem em UTI |
Orientador: Profº Me. Dionilson Pinheiro
BARRA DO GARÇAS – MT
2016[pic 3]
RESUMO
O objetivo deste estudo foi analisar uma coorte de óbitos ocorridos em 2015 em Barra do Garças – Mato Grosso, segundo a causa básica Pneumonia, para determinar assim a incidência de mortalidade ocasionada por este agravo. A pneumonia continua sendo a maior causa de morte por doenças infecciosas no mundo, apesar de todo o avanço na área médica e social no decorrer do século e da disponibilidade de novos antibióticos. Ela é a sexta causa de morte nos EUA e a quinta no Brasil, na população idosa. Esse grupo etário representa 70% de todas as pneumonias em nosso país. Vários fatores, dentre eles idade avançada e presença de algumas doenças crônicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca, estão associados à sua maior gravidade e mortalidade. Verificou-se que o risco de internação e de morte por pneumonia foi sempre mais elevado na população masculina. E o risco de morte por pneumonia foi sempre maior para idosos na faixa etária de 80 anos e mais, enquanto o risco de internação foi sempre superior para as crianças menores de um ano. Ao concluir este estudo, tendo base seu objetivo principal, constatou- se um alto índice de óbitos por pneumonia demonstrando uma alta taxa de letalidade do agravo neste município.
[pic 4]
ABSTRACT
The objective of this study was to analyze a cohort of deaths in 2015 in Barra do Garcas - Mato Grosso, according to the basic cause pneumonia, so as to determine the incidence of mortality caused by this injury. Pneumonia remains the leading cause of death from infectious diseases worldwide, despite all the advances in medical and social area in the course of the century and the availability of new antibiotics. It is the sixth leading cause of death in the US and the fifth in Brazil, the elderly population. This age group represents 70% of all pneumonia in our country. Several factors, including advanced age and presence of some chronic diseases such as chronic obstructive pulmonary disease, diabetes mellitus and heart failure are associated with a greater severity and mortality. It was found that the risk of hospitalization for pneumonia and death has always been higher in the male population. And the risk of pneumonia death was higher for seniors aged 80 and over, while the risk of hospitalization was always higher for children under one year. Upon completion of this study, and based its main purpose, he was found a high rate of pneumonia deaths demonstrating a high fatality rate of this disease in this municipality.
[pic 5][pic 6]
SUMÁRIO
1 – Introdução.........................................................................................06
2 – Desenvolvimento.............................................................................08
3 – Material e métodos..........................................................................11
4- Resultado e discussão.......................................................................11
5 – Conclusão.........................................................................................14
6 – Referências bibliográficas...................................................................15
[pic 7]
- INTRODUÇÃO
A pneumonia hospitalar é definida como infecção do trato respiratório inferior, com envolvimento do parênquima pulmonar, adquirida em ambiente hospitalar, após 48 a 72 horas de hospitalização. É considerada precoce quando ocorre até o quarto dia e, tardia, quando tem início a partir do quinto dia; essa classificação tem grande importância para a diferenciação do agente etiológico e para a decisão quanto à terapêutica a ser instituída (CRAVEN, 1992) . É possível classificá-la em comunitária e nosocomial, a depender do local de adoecimento. O risco estimado de adquiri-la é cinco vezes superior para os casos hospitalares. Destaca-se, entre esses, a alta incidência nos indivíduos internados em UTI (PALOMBINI, 2002).
As taxas de incidência de pneumonia são consideravelmente mais altas em países em desenvolvimento, onde uma larga proporção da doença deve-se a causas bacterianas (GOMES, 2001). A principal bactéria implicada na etiologia da pneumonia é o Streptococcus pneumoniae, embora também se destaquem outras gram-positivas (Staphylococcus aureus) e gram-negativas (Haemophilus influenzae), além de bactérias anaeróbicas. Os vírus também participam como agentes etiológicos da pneumonia, com destaque para o vírus da Influenza (RODRIGUES, 2002).
Dados revelam que no Brasil, a pneumonia é responsável por 14,2% dos óbitos e por 36,3% dos pacientes internados por causas respiratórias. Tais valores correspondem a 1,6% de todas as causas de morte e a 2,5% de todas as causas de internação para o mesmo período (DATASUS, 2002).
Quando o diagnóstico de pneumonia é realizado simplesmente com base em critérios clínicos, corre-se o risco da utilização inadequada de antimicrobianos. Devido a esse fato, faz-se necessário a realização de técnicas mais sensíveis e específicas, tais como as culturas quantitativas por EBP ou LBA (TORRES, 2000).
Evidências demonstram forte influência exercida pelos extremos etários nos indicadores de pneumonia, especialmente na população menor de dois anos e maior de 65 anos de idade. Dessa forma, vale ressaltar a importância da cobertura das ações de saúde pública e assistência médica, sobretudo para crianças e idosos. Destaca-se nesse contexto a imunização por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae tipo b e vírus da Influenza (GOMES, 2001).
O objetivo deste estudo foi analisar uma coorte de óbitos ocorridos em 2015 em Barra do Garças – Mato Grosso, segundo a causa básica Pneumonia, para determinar assim a incidência de mortalidade ocasionada por este agravo.
...