Madaleine Leininger
Por: Thata Sant'anna • 24/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 644 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
Página 1 de 3
Madeleine Leininger
- Nasceu em 13 de Julho de 1925 em Sutton, Nebraska (EUA);
- 1948: Graduou-se em enfermagem pela Saint Anthony’s School of Nursing (Denver, CO);
- 1950: Bacharelado em Ciências pela Benedictine College (Atchinson, KS);
- 1953: Grau de mestre em enfermagem pela Catholic University (Washington);
- 1965: Doutorado em Antropologia pela University of Washington (Seattle);
- Fundadora do subcampo transcultural de Enfermagem;
- Professora de Enfermagem e Antropologia;
- Publicou o livro Transcultural Nursing;
Faleceu em 10 de agosto de 2012 em Omaha, Nebraska (EUA);
- Desenvolveu sua teoria por meio de sua prática profissional em um lar para orientação de crianças e pais. Onde percebeu diferenças em caraterísticas comportamentais com base cultural. E a deficiência na enfermagem para agir de acordo com esses comportamentos e culturas.
- Primeira enfermeira no mundo a obter doutorado em Antropologia.
- Lecionou o primeiro curso de Enfermagem Transcultural, com foco em experiências práticas.
- Desenvolveu a antropologia como um subcampo de enfermagem.
Leininger definiu:
- Enfermagem transcultural: Subcampo da enfermagem, que foca estudo comparativo e análises culturais. Busca o melhor serviço de cuidado de enfermagem de acordo com crença e valores culturais.
- Étnoenfermagem: Estudo de crenças, valores e práticas de cuidados de enfermagem por uma determinada cultura.
- A teoria transcultural foi baseada no conhecimento cultural e maneiras de cada pessoa/comunidade. Podendo assim relacionar experiências e percepções culturais com a prática geral de saúde.
- Para Madeleine Leininger não existe cura sem cuidar. O cuidado é uma necessidade humana essencial para o desenvolvimento da saúde de cada indivíduo. Sem acepção, é direito de todos. Porém sempre respeitando modos, valores, crenças e costumes de cada um.
Modelo conceitual Sunries: Retrata dimensões de Diversidade e Universalidade cultural do cuidado. Auxiliando no planejamento e intervenção da equipe de enfermagem.
- Devemos individualizar os cuidados.
[pic 1]
Quatro Conceitos Principais:
- Homem: Apresenta comportamento de cuidar que varia conforme sua cultura. São seres universalmente provedores de cuidados. Possui a capacidade de oferecer cuidados de inúmeras maneiras conforme seus valores e cultura.
- Saúde: Um estado de bem-estar. Agrupamento entre sistema de saúde, prática de cuidados, promoção da saúde e sua manutenção. Dando sempre a atenção do conhecimento da necessidade cultural do indivíduo.
- Sociedade/Ambiente: Forma como os indivíduos percebem seu mundo. Representa as culturas e seus padrões. Envolve política, religião e valores culturais.
- Enfermagem: Capacitação da equipe de enfermagem para um cuidado cultural coerente. Com ações que melhor se adapte na cultura do paciente. Essas ações são: preservação/manutenção cultural do cuidado, acomodação/negociação cultural do cuidado e repadronização/restruturação cultural do cuidado.
- Preservação/Manutenção cultural do cuidado: Apoiar, facilitar ou capacitar o paciente para o restabelecimento de saúde ou enfrentamento de um falecimento.
- Acomodação/Negociação cultural do cuidado: A assistência de cuidado, deve visar uma adaptação ou negociação com o paciente. Assim podendo alcançar um resultado de saúde satisfatório.
- Repadronização/Restruturação: Intervenções que modificam os padrões de saúde do paciente, no intuito de alcançar uma melhor qualidade de vida, respeitando valores culturais e crenças do paciente.
O Enfermeiro deve planejar e traçar um plano de cuidados
juntamente ao paciente ou familiares. Onde o mesmo deve
informar os cuidados que precisam ser preservados,
acomodados e restruturados.
Conclusão:
- Os valores culturais, o modo de viver e as crenças influenciam e interferem na qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, devemos adaptar esses costumes ao planejamento e intervenções aos cuidados de Enfermagem.
- Madeleine Leininger ressalta a diversidade cultural como fator influenciador no comportamento do indivíduo, que pode afetar diretamente o cuidado de enfermagem.
- A teoria instrui o Enfermeiro a realizar um melhor plano de cuidado, levando a um resultado de saúde satisfatório, sem desrespeitar a cultura do paciente.
- “Enfermagem é uma profissão e uma disciplina aprendida e humaniza enfocada no fenômeno e nas atividades do cuidado humano para assistir, apoiar, facilitar ou capacitar indivíduo ou grupos a manterem ou readquirirem seu bem-estar(ou saúde) em forma culturalmente significativas e benéficas ou para ajudar a pessoa a enfrentar a deficiência ou a morte” - Madeleine Leininger
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com