PENSAMENTO E RACIOCINIO CRÍTICO TEORIA DE MADELEINE LEININGER
Por: anaclla • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
PENSAMENTO E RACIOCINIO CRÍTICO: TEORIA DE MADELEINE LEININGER
Resumo: Madeleine M. Leininger, nascida em 13 de Julho de 1925 em Nebraska, foi a primeira enfermeira com formação universitária em 1948.
Bacharelou-se em 1950 em Ciências Biológicas, concluiu o mestrado em psiquiatria.
Em 1950, observou diferenças importantes de comportamento entre as crianças, quando trabalhava como enfermeira clínica especialista, tornou-se a primeira enfermeira no mundo a obter doutorado em Antropologia, oferecendo aos profissionais importante campo de atuação na enfermagem transcultural.
Após a enfermagem, buscou incorporar o estudo transcultural junto ao cuidado em saúde. Sendo membro da Academia Americana de Enfermagem. Fundadora do subcampo transcultural da enfermagem.
Os termos enfermagem transcultural, etnoenfermagem e enfermagem cultural foram utilizadas por Leininger em 1960.
Quanto à etnoenfermagem, definiu como sendo o estudo das crenças, valores e práticas dos atendimentos percebidos e conhecidos por determinada cultura, por suas experiências diretas, crenças e valores.
Teve diversas obras publicadas que tratava de diferentes culturas.
Realizou estudos em 14 culturas diversas. Demostrou que a teoria transcultural, antropológica e a enfermagem se completam.
Em 1991, reconheceu a importância do cuidado de enfermagem junto aos pacientes, o que a induziu a enfocar em seus estudos e pesquisas sobre esse tema.
Leininger tinha como método melhorar a ação do cuidado, toda vez que o enfermeiro profissional reconhecer o indivíduo como parte de uma cultura.
Prioriza o respeito às origens, crenças, valores e sobre tudo suas praticas culturais.
TEORIA DO SOL NASCENTE: Abrange diversos aspectos culturais que deverão estar em harmonia.
A Teoria do Cuidado Transcultural citada por LEININGER (1985) enfatiza que há diversidades no cuidado humano, com características que são identificáveis e que podem explicar e justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que este se ajuste As crenças, valores e modos das culturas, para que um cuidado benéfico e significativo possa ser oferecido.
Conjunto de elementos que compõem a teoria elaboradas por LEININGER: CULTURA; VISÃO DE MUNDO e ESTRUTURA SOCIAL.
Cuidar vai além de procedimentos técnicos, a compreensão do modo de viver do outro fornece reflexão e a autonomia para a tomada de decisão.
LEININGER (1983) declara "o cuidado como centro, único e dominante foco característico da Enfermagem".
O grande desafio das enfermeiras e dos enfermeiros que se aventuram pelos caminhos da antropologia para cuidar do ser humano de uma forma mais abrangente é, dentro da cultura da enfermagem, eliminar a armadura do modelo profissional, por alguns momentos, e ver o cliente no seu mundo, entender suas ações e, ao mesmo tempo, não deixar de ser enfermeiro (a).
...