TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculos do Corpo Humano

Por:   •  4/10/2022  •  Resenha  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

Músculos do corpo humano

Masseter - se origina na processo zigomático 2 terços anteriores do arco zigomático e se insere no ângulo e superfície lateral do ramo mandibular e tem função de elevação e protração da mandíbula

Temporal - se origina na fossa temporal na abaixo da linha temporal superior e se insere no processo coronóide da mandíbula e têm função de elevação e retração da mandíbula.

Trapézio -  se origina na protuberância externa do osso occipital e do processos espinhosos da C1 a T12 e se insere (fibras superiores no terço lateral da clavícula), (fibra médias no acrômio da escápula) e (fibras inferiores na espinha da escápula) e tem como função rotação, elevação, adução, abdução da escápula.

Esternocleidomastoideo - se origina no manúbrio do esterno e no terço medial da clavícula e se insere no processo mastóide do osso temporal e tem função de inclinação lateral da cabeça.

—-------------------------------------------------------------------------------------------------

Coracobraquial - se origina no ápice do processo coracóide da escápula e se insere no terço médio do úmero e tem função de adução e flexão do braço.

Bíceps braquial -  se origina no processo coracóide da escápula e no tubérculo supra glenoidal e se insere na tuberosidade do rádio e tem função de flexão do braço e antebraço

Braquial - se origina na metade distal da face anterior do úmero e se insere na tuberosidade da ulna e tem função de flexão do antebraço.

Tríceps braquial - se origina no tubérculo infraglenoidal da escápula (porção longa), face posterior do úmero acima do sulco do nervo radial (porção lateral) e face posterior do úmero (porção medial) e se insere no olécrano da ulna e tem função de extensão do antebraço e extensão e adução do braço.

Braquiorradial - se origina na crista supracondilar do úmero e se insere na face lateral do rádio acima do processo estilóide e tem função de flexão de antebraço.

—-------------------------------------------------------------------------------------------------

Deltóide - porção anterior ( se origina no terço lateral da clavícula, com função de rotação medial do braço), porção média (no acrômio da escápula, função de abdução e extensão do braço), porção posterior (na espinha da escápula, com função de rotação lateral do braço) e se insere na tuberosidade deltóidea do úmero.

Supra-espinhal - se origina na fossa supra espinhal e se insere no tubérculo maior do úmero e tem função de abdução do braço

Infra-espinhal - se origina na fossa infra espinhal e se insere no tubérculo maior do úmero e tem função lateral do braço.

Subescapular - se origina na fossa subescapular e se insere no tubérculo menor do úmero e tem função rotação medial do braço.

Redondo menor - se origina 2 terços craniais da margem lateral da escápula e se insere no tubérculo maior do úmero e tem função de rotação lateral do braço.

—-------------------------------------------------------------------------------------------------

Psoas maior - se origina nos processos transversos de L1 a L5 e se insere no trocânter menor do fêmur e tem função de flexão lateral do tronco

Ilíaco - se origina 2 terços superiores da fossa ilíaca interna e se insere no trocânter menor do fêmur e tem função flexão da coxa.

Quadrado lombar - se origina na crista ilíaca e se insere nos processos transversos da L1 a L4 e sulco inferior da décima segunda costela e tem função de flexão lateral do tronco.

—-------------------------------------------------------------------------------------------------

Reto femoral - se origina na espinha ilíaca ântero-inferior(cabeça anterior) e no sulco acima do acetábulo(cabeça posterior) e se insere na base da patela e tem função de flexão da coxa e extensão da perna.

Vasto lateral - se origina borda ântero-inferior do trocanter maior do fêmur e se insere na borda lateral da patela e tem função de extensão da perna.

Vasto medial - se origina na linha intertrocantérica e se insere na borda medial da patela e tem função de extensão da perna.

Vasto intermédio - se origina 2 terços proximais anterior e lateral do corpo do fêmur e se insere na aponeurose do tendão do quadríceps femoral e tem função de extensão da perna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (224.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com