O CENTRO CIRÚRGICO
Por: Samara Pereira • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
CRANIOTOMIA
BELÉM - PA
2019.2
KEILA CRISTINA ALMEIDA LIMA – MAT-26158558
KELLE CRISTINA AMADOR DA SILVA – MAT-26158200
PAULA CAROLINE SERRA NUNES – MAT-26150430
SAMARA FARIAS PEREIRA – MAT-26133209
TERESINHA DE JESUS PAZ ARAÚJO – MAT-26159323
CRANIOTOMIA
Trabalho de enfermagem apresentado ao Centro de Educação do Curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA), como requisito parcial para obtenção de notas da Disciplina CENTRO CIRURGICO E CME, sob orientação da professora Jully de Paula.
BELÉM - PA
2019.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
TIPOS DE PROCEDIMENTOS DE CIRURGIA ...........................................................................................................2
INDICACÕES CIRURGICAS 2
TRATAMENTO CIRURGICO 3
COMPLICACÕES NO PÓS OPERATORIAS..........................................................................................3
SAE (PERIODO PERIOPERATORIO) 3
CONCLUSÃO............................................................................................................................................4
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 5
INTRODUÇÃO
A craniotomia e abertura cirúrgica do crânio que permite o acesso às estruturas localizadas abaixo dos ossos do crânio é realizada para a remoção de um coagulo sanguíneo ou de um tumor, para a interrupção de um sangramento intracraniano ou para a recuperação do tecido cerebral ou dos vasos sanguíneos lesados.
Tipos de procedimentos cirurgias
Indicações cirúrgicas
A craniotomia também pode ser utilizada para fins de exploração e diagnóstico. Uma craniotomia pode ser realizada para uma variedade de razões diagnosticar, remover, ou tratar tumores cerebrais, recorte ou reparação de um aneurisma, remoção de sangue ou coágulos de sangue a partir de um vaso sanguíneo com vazamento, remoção de uma malformação arteriovenosa, drenar um abscesso cerebral, reparação de fraturas de crânio, aliviar a pressão no interior do cérebro (pressão intracraniana) removendo as zonas danificadas ou inchaço do cérebro que pode ser causada por uma lesão traumática ou acidente vascular cerebral, tratamento de epilepsia. Implantação de dispositivos estimuladores para tratar perturbações do movimento tais como a doença de Parkinson ou a distonia.
Tratamento cirúrgico
Tratamento cirúrgico da maior parte dos tumores cerebrais assim como os demais problemas que acometem o encéfalo, consiste na craniotomia.
Complicações pós-operatórias
Como com qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer complicações. Risco cirurgia no cérebro está ligada à localização específica no cérebro que a operação vai afetar. Por exemplo, se a área do cérebro que controla a fala é operada, em seguida, a fala pode ser afetada. As principais complicações pós tal cirurgia são infecções da ferida cirúrgica, meningite e abscesso cerebral, mas também podem ocorrer osteomielites cranianas, encefalites e ventriculites, diminuição do nível de consciência, vaso espasmo cerebral, convulsão, hemiparesia e hematoma intraparenquimatoso.
Conclusão
Tendo em vista todos os pontos abordados neste seminário, foi notado que a cirurgia de craniotomia é feita para realizar remoção de coágulos sanguíneos ou até de um tumor, para a interrupção de algum sangramento intracraniano, ou para recuperação de algum vaso ou tecido lesado, e assim a craniotomia pode ser feita para várias outras cirurgias no crânio. Antes de realizar a cirurgia é preciso observar o estado do paciente; realizando alguns exames para que assim possa ter uma cirurgia de sucesso, e logo depois da cirurgia propriamente dita, é preciso tomar alguns cuidados para que o paciente possa ter uma boa recuperação e evitar algumas complicações cirúrgicas que pode vim a agravar o paciente, e mesmo durante a cirurgia tomar alguns cuidados com os materiais usados e com a posição operatória correta.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CARVALHO, A.C. S Assistência de Enfermagem nas intervenções clinicas e cirúrgicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008
Procedimento, Craniotomia. Disponível em:
.
PROBLEMA DE ENFERMAGEM | DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM | INTERVENÇAO | RESULTADO ESPERADO |
...