O Relatório Visita SAME
Por: vcassitadias • 13/3/2023 • Projeto de pesquisa • 765 Palavras (4 Páginas) • 90 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
2. OBJETIVOS
Essa visita vista ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre seu funcionamento.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Nesta aula podemos visitar o interior de uma das ambulâncias, observando sua estrutura, equipamentos e disposição de outros utensílios. Havia, dentre outros, um DEA, ventilador mecânico, ataduras, oxigênio, cones de sinalização. O Enfermeiro Willian também nos explicou sobre as mochilas dos socorristas, nas cores verde, amarela e azul, pertencentes ao técnico, enfermeiro e médico, respectivamente; o material encontrado em cada uma delas; sua utilização e o papel de cada profissional durante o atendimento, realçando a necessidade do check list das mochilas em todos os plantões, após a chegada da ocorrência e da paramentação dos profissionais, que devem dormir uniformizados, para o caso de alguma eventualidade. O serviço é composto por três ambulâncias, estando uma inativa por prazo de validade vencido, uma básica – composta por condutor e técnico - e um suporte avançado de vida – composta por enfermeiro, médico, técnico e condutor, sendo este considerado o profissional mais importante no atendimento, devendo ser muito bem treinado, visto que o tempo mínimo para chegar ao local da ocorrência é de oito a dez minutos - o que explica a alta velocidade com que se locomovem. Atualmente, com 12 anos de atendimento, a grade de profissionais do SAMU é composta por cinco médicos; cinco enfermeiros; cinco técnicos; dez condutores; uma pessoa no administrativo e uma pessoa nos serviços gerais. No encerramento da visita, a Enfermeiro Willian nos relatou a importância de cursos que capacitem os profissionais, preparando-os melhor para o atendimento nesta área; e a necessidade de se informar à população sobre o atendimento prestado pelo SAMU, para que compreendam a importância deste trabalho, saibam como entrar em contato (Ligação 192 – Gratuita, atendimento 24 horas, com gravação completa das conversações) e em que situações devem procurá-lo (situações onde houver risco de vida iminente, urgências traumáticas, dentre outros), chamando a atenção para os conhecidos trotes que por vezes são repassados, atrapalhando o trabalho destes profissionais e, na pior das hipóteses, impedindo que se atenda a quem realmente precisa. Uma observação pessoal consiste na presença de extintores por todo o ambiente, demonstrando a precaução dos profissionais quanto à prevenção de acidentes.
...