O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ENFERMAGEM
Por: edilene0422 • 7/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 499 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ENFERMAGEM
EDILENE CASTRO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL DA PRÁTICA DE CAMPO
[pic 2]
Arapiraca - AL
2021
EDILENE CASTRO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL DA PRÁTICA DE CAMPO
Trabalho de Produção textual individual apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral da disciplina de Enfermagem na Saúde do adulto do curso de Bacharelado em Enfermagem 7º / 8º período flex.
Orientador: Prof. Francielly Imazu Gomes
Arapiraca-AL ,2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................3
- DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO:APROXIMAÇÃO
TEÓRICA..........................................................................................4
3.CONSIDERAÇÕES
FINAIS...............................................................................................6
4.ANEXO...........................................................................................7
REFERÊNCIAS
1.INTRODUÇÃO
Instituição da prática de campo.
Nome da instituição: Casa Maternal Nossa Senhora da Penha.
Nome Fantasia: “Emergência”
Endereço: Avenida Antônio Custódio Porto, São Sebastião- AL
Horário de funcionamento: 24 horas
Atendimento: Urgência e emergência , atendimento clínico.
Nível de Complexidade dos atendimentos: Baixo, médio e alta complexidade.
Fluxos e encaminhamento: Atendimento continuado para atender a demanda da população ,encaminhamentos para Hospital regional ,Hospital de Emergência do Agreste, Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e Hospital CHAMA ,todos situados na cidade de Arapiraca-AL.
Atividade Principal: Assistência de urgência e emergência.
Atividades Secundárias: Atendimento obstétrico ,atendimento clínico ,atendimento de urgência e emergência e atendimento das síndromes gripais.
Trata-se de uma experiência acerca das atividades práticas desenvolvidas durante a prática de campo individual do curso de Bacharelado de Enfermagem Universidade Pitágoras Unopar.
A prática de campo é um momento de fundamental importância no meio do processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar e atrelar seus conhecimentos entre teoria e prática.
2.Desenvolvimento: Aproximação teórico- prática.
As vivências de estágio são de suma importância para o desenvolvimento do estagiário, pois a prática de campo preparam esses estudantes para o mercado de trabalho e principalmente quando essas experiências são desenvolvidas em um campo tão enriquecedor. Estas práticas devem ser realizadas em instituições hospitalares, locais que não requerem internação como em ambulatórios, em setores de saúde pública e prestando assistências à população.
As atividades práticas em suas características contribuem aos acadêmicos, docentes e ao local onde é realizado o estágio. Em que se faz necessário ter uma harmonia entre estes três sujeitos para atender o objetivo principal neste cenário, que é o paciente (SILVA; SILVA; RAVALIA, 2009, p.40).
Esse estágio de enfermagem supervisionado possibilita vivenciar a realidade hospitalar e realizar diversas atividades, tais como: troca de plantão; cumprimento de normas; atendimento direto ao paciente; prescrições de enfermagem e avaliações de enfermagem registradas em arquivo anexo ao prontuário; supervisionar atividades de educação permanente; formular medidas de prevenção e controle de infecções hospitalares e doenças infecciosas; participar de atividades e projetos de educação em saúde; planejar e avaliar os serviços prestados. Portanto, por meio do
aprimoramento da prática, da tecnologia, da enfermagem e do profissionalismo, há uma preparação completa para capacitar o aluno de enfermagem a atuar no mercado de trabalho no futuro.
A supervisão do docente no estágio é muito importante, pois ele acompanha o processo de absorção do aluno fora da sala de aula, exercendo unidos as atividades e o conhecimento na prática dependendo que o estagiário se esforce (BOUSSO et al., 2000, p.220).
Diante de todas as atividades desenvolvidas ao longo da prática de campo o que mais atraiu minha atenção foi a forma correta e os cuidados com a aferição da pressão arterial em pacientes hipertensos.
...