O Trabalho Acadêmico
Por: Anna Louise • 4/5/2022 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
CONCEITUAR JUNTURAS:
As junturas são ossos que se ligam uns aos outros para formar o esqueleto humano. Possuem a finalidade de colocar os ossos em contato e também de promover a mobilidade, porém, a união não se faz da mesma maneira em todos os ossos, pois o movimento varia de acordo com o tipo de união.
CLASSIFICAR AS JUNTURAS DE ACORDO COM O ELEMENTO QUE SE INTERPÕE ÀS PEÇAS QUE SE ARTICULAM E DEFINIR CADA TIPO:
As junturas, devido apresentar variações consideráveis, são divididas em três grupos de acordo os seus aspectos estruturais e funcionais.
- Junturas Fibrosas: Os elementos se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso e a grande maioria se apresenta no crânio. Há dois tipos de junturas fibrosas: Junturas Fibrosas Suturas e Junturas Fibrosas Sindesmoses.
- Junturas Cartilaginosas: O tecido que se interpõe é cartilaginoso. Possuem mobilidade reduzida nas cartilagens hialinas e fibrosas.
- Junturas Sinoviais: A mobilidade é de deslizamento livre em uma superfície óssea contra a outra. O elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido sinovial.
CITAR EXEMPLOS DE JUNTURAS FIBROSAS E CARTILAGINOSAS:
Junturas Fibrosas: Junturas Fibrosas Suturas encontradas em ossos do crânio; Junturas Fibrosas Sindesmoses tíbio-fibular existentes nas extremidades distais da tíbia e fíbula.
Junturas Cartilaginosas: Sincondroses da cartilagem hialina mais comumente encontrada na região esfeno-ocipital na base do crânio.
IDENTIFICAR JUNTURAS FIBROSAS E CARTILAGINOSAS EM PEÇAS PREPARADAS:
Peças Fibrosas no Crânio: Sutura plana entre os ossos nasais; Suturas escamosas entre os ossos do parietal e temporal; Suturas serreadas entre os ossos parietais tem mobilidade extremamente reduzida embora o tecido interposto confira uma certa elasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina, se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e na sincondrose esfeno-occiptal onde estas peças apresentam uma mobilidade reduzida.
DEFINIR, MORFOLÓGICA E FUNCIONALMENTE, FONTANELAS E IDENTIFICÁ-LAS EM CR NIOS FETAIS:
As fontanelas estão situadas na região superior ântero-posterior ou frontal e superior ou posterior. São regiões onde a calcificação ainda não foi completada tendo grande volume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando um maior distanciamento e mobilidade dos ossos que facilita uma redução bastante apreciável da cabeça do feto no momento do parto.
CITAR AS CARACTERÍSTICAS DE UMA JUNTURA SINOVIAL:
Junturas sinoviais se encontram onde existe a necessidade de deslizamento ósseo contra o outro como nas articulações. São constituídos de uma cápsula articular e um líquido denominado sinovial.
DEFINIR JUNTURA SINOVIAL SIMPLES E COMPOSTA, EXEMPLIFICANDO:
Junturas Simples se definem na articulação de apenas dois ossos, como a articulação do joelho (fêmur e tíbia). A Junturas Composta, se caracteriza quando a articulação envolve mais de dois ossos como no cotovelo, três ossos como no úmero, rádio e ulna.
DEFINIR A CARTILAGEM ARTICULAR CONSIDERANDO O ASPECTO MACROSCÓPICO E FUNÇÕES:
A cartilagem articular tem composição hialina e representa a parte não calcificada do osso.
...