O TÉCNICO EM RADIOLOGIA MADRE TEREZA MAMOGRAFIA
Por: alexandre2511 • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
TÉCNICO EM RADIOLOGIA MADRE TEREZA
MAMOGRAFIA
MAMÓGRAFOS- REQUISITOS TÉCNICOS
O equipamento moderno de varredura é especificamente desenhado para emitir uma dose de radiação extremamente baixa e as chances que uma mamografia causar o desenvolvimento de um câncer são também extremamente baixas. Os benefícios em termos de número de cânceres detectados compensam os baixos riscos da mamografia.
De acordo com a portaria nº 453/98 do ministério da saúde,” Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico “, os mamógrafos devem ter no mínimo ,as seguintes especificações:
-gerador trifásico ou alta frequência,
-tubo especificamente projetado para mamografias (com janela de berílio),filtro de molibdênio. tamanho de ponto focal não superior 4 mm.
-escala de tensão em incrementos kv ( baixo) e mAs (alto).
-dispositivo de compressão firme, feito de material acrílico (força de compressão entre 11 e 18kgf),
-diafragma regulável( colimador) com localização luminosa
-distancia foco-filme não inferior a 30 cm
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
MODOS DE OPERAÇÃO
Os mamógrafos atuais permitem realizar exames com três modos de operação:
-AUTOMÁTICO: o aparelho seleciona Kv deacordo coma espessura da mama comprimida dando também o mAs adequado (recomendado).
-SEMI-AUTOMATICO: o operador seleciona kv de acordo com a espessura da mama comprimida, o aparelho calcula mAs.
-MANUAL: o operador selecionakve mAs.
CONTROLE AUTOMÁTICO DE EXPOSIÇÃO
Nos modos semiautomáticos, utiliza-se o controle automático de exposição (CAE) na realização dos exames.A célula do controle automático de exposição deve ser posicionada em correspondência com a região de maior espessura a ser radiografada. O controle automático de exposição (CAE) foi desenvolvido para se obter uma densidade mais consistente do filme sem necessidade de se repetir imagens, selecionando-se as técnicas de exposição mais adequadas ao tipo anatômico da mama.
Em geral, aregião de maior espessura é a base da mama e a parede do tórax, e por isso a célula deve ser deslocada para a primeira posição. Em mamas volumosas e em mamas com grandes tumores, a célula deve ser deslocada para a segunda ou terceira posição.Nas mamas com implante de silicone, se o exame não for realizado no modo manual,a célula deve ser deslocada.
IMPORTÂNCIA DA COMPRESSÃO DA MAMA NA MAMOGRAFIA.
A compressão dos tecidos da mama deve ser firme, porém tolerável. É um dos aspectoscruciais para a boa qualidade da imagem mamográfica. O seu principal objetivo é uniformizar e reduzir a espessura da mama de modo a torná-la mais acessível ai penetração do feixe de raios x.
A compressão também reduz a distância entre a mama e o cassete melhorando a nitidez; separa as estruturas no interior da mama e diminui as probabilidades da lesão ser obscurecida por superposição do tecido normal. A redução da espessura da mama resulta em menor dose de radiação dispersa, além de evitando que a paciente se movimente e prejudique a qualidade do exame.
A MAMOGRAFIA DEVE SER REALIZADA COM COMPRESSÃO PARA:
Eliminar as várias de exposição que alcançam o receptor de imagem das variações de espessuras;
...