O amor e o caminho
Por: Pri Lima • 17/11/2016 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 991 Visualizações
O amor é o caminho Maneiras de cuidar
Maria Julia Paes da Silva, possui graduação em Enfermagem pela escola de Enfermagem da USP (1979), assim como mestrado, doutorado e livre docência pela escola de Enfermagem da USP. Atualmente é professora titular aposentada pela USP. Tem experiência na área de enfermagem e saúde com ênfase nos temas: Comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde, práticas integrativas e complementares de saúde.
O livro “ O Amor é o Caminho” da autora, relata acontecimentos, com o intuito de despertar no leitor sabedoria, sensibilidade, humanidade, compreensão, dentre outras qualidades. A obra retrata a essência da autora, que demonstra ser um grande ser humano, além de excepcional profissional.
Esta obra é tocada pela delicadeza e pelo amor ao próximo, contém histórias reais vividas pela autora em anos de trabalho como enfermeira e educadora. Nos mostra como a realidade nos hospitais pode ser diferente. O livro relata o viver em um hospital e sobre lições de vida que o ambiente hospitalar pode proporcionar, revela que através das histórias dos pacientes é possível rever nossas próprias histórias de vida.
Sua principal ideia é humanizar os hospitais e demonstrar que esse lugar pode ser melhor e mais acolhedor. Mostrar que a tarefa do cuidar é uma dádiva e não apenas uma “atribuição” profissional. A autora expressa que muitos profissionais vêm perdendo o real valor sobre como enxergar o outro, prestar atenção nos sentimentos alheios, e a importância de ouvir o paciente e vê-lo além do aspecto físico.
O cuidar que a autora relata ter pelos seus pacientes é tocante, pois ela demonstra um amor incondicional, que vai além do cuidado com o corpo do paciente. Ela defende através de suas atitudes a aceitação, o respeito, a dignidade e humanidade, é totalmente contra intolerância e preconceito e a indiferença.
Maria Júlia chama a atenção para algumas atitudes indispensáveis aos profissionais da área do cuidar.
Aprender a escutar, acolher, atender a necessidade do outro sem esquecer das nossas próprias, partilhar nossos aprendizados, evitar rotular o próximo.
Ser coerente. A comunicação vai além das palavras, é composta também de nossos gestos, atitudes, expressões faciais, tom de voz e até do silêncio;
A autora deixa bem claro que cuidar da vida é um privilégio, que o amor precisa ser colocado em prática no que se faz e como se faz, pois trata-se de uma lição divina.
Excelente obra, não só para profissionais da área da saúde, mas para todos que têm amor para com o próximo, seja da sua família ou não. Mostra como um atendimento diferenciado e humanizado com pequenas atitudes podem e fazem grande diferença na vida de pessoas que estão passando por momentos difíceis como a hospitalização. Ensina-nos a ouvir o outro com atenção e carinho, a cuidar com dedicação e amor.
Referências
SILVA, Maria Julia Paes da. O amor é o caminho. São; Ed. Loyola, 2002.
https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=77A29EC93247
...