Portfólio Interdisciplinar em Grupo Enfermagem 5º Semestre
Por: Adriano Carvalho • 29/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.500 Palavras (10 Páginas) • 113 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENFERMAGEM
DEOLIDES LUIZA FERNANDES CARPES – RA: 5706367935
ELIANA ADRIANA VALDEZ FREITAS – RA: 6247393858
MARCIA DENISE C. DOS SANTOS – RA: 1400901755
MARIA DE CARVALHO VALADARES – RA: 6248131556
MARYELLEN DE C. G. MOREIRA – RA: 6015393240
SIRLEI TAVARES ANTUNES – RA: 6240991947
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - PTG
PONTA PORÃ
2019
DEOLIDES LUIZA FERNANDES CARPES – RA: 5706367935
ELIANA ADRIANA VALDEZ FREITAS – RA: 6247393858
MARCIA DENISE C. DOS SANTOS – RA: 1400901755
MARIA DE CARVALHO VALADARES – RA: 6248131556
MARYELLEN DE C. G. MOREIRA – RA: 6015393240
SIRLEI TAVARES ANTUNES – RA: 6240991947
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - PTG
Produção textual apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera UNIDERP, Centro de Educação a Distância, como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas norteadoras: Bioética e Legislação em Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Estratégia da Saúde da Família, Enfermagem na Saúde da Mulher e Seminário Integrador da Saúde da Mulher.
Professores: Franciely Midori B. de Freitas
Danieli J. Garbuio Tomedi
Dayane A.Scaramal
Natália Marciano de Araújo
Natália S. Binotto
PONTA PORÃ
2019
SUMÁRIO[pic 2]
| 4 |
| 5 |
| 11 |
| 12 |
INTRODUÇÃO
O trabalho teve como objetivos analisar as representações sociais das gestantes acerca da gestação e a atenção recebida na consulta de enfermagem do pré-natal destaca-se o Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) que propôs uma nova e diferenciada abordagem, com ênfase no atendimento à saúde reprodutiva das mulheres no âmbito da atenção integral, com vistas ao aperfeiçoamento do controle do pré-natal ao parto.
Estes dados que constam no PAISM indicam que há que se pensar em formas de expandir o acesso das gestantes aos serviços de saúde, bem como em melhorar a qualidade das consultas, principalmente fortalecendo o acolhimento, a fim de garantir a adesão ao programa pré-natal. Levando em consideração pela equipe de saúde a política social e também destacando a falta de informação e conhecimento sobre gestação por parte da população feminina no Brasil, destacando que para algumas mulheres o processo gestacional e parte natural da vida da mulher, reforçando que essa política às vezes interfere causando uma falta de cuidado na gravidez, gerando um grande índice de mortalidade de crianças, e gerando altos índices de distúrbios gestacionais, que englobam doenças e procedimentos que causam impactos ruins na gestação da mulher.
A consulta de enfermagem apresenta-se como um instrumento de suma importância, pois têm como finalidade garantir a extensão da cobertura e melhoria da qualidade pré-natal, principalmente por meio da introdução das ações de preventivas e promocionais as gestantes. É requerido, do profissional além da competência técnica, sensibilidade para compreender o ser humano e o seu modo de vida e habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação do dialogo com a gestante.
Este estudo de caso tem como objetivo geral analisar as representações das gestantes acerca da gestação e da atenção recebida na consulta de enfermagem do pré-natal a fim de oferecer subsídios para melhorar a qualidade da assistência prestada.
Diante deste quadro responderemos os desafios abordados no desenvolvimento deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Desafio I
A consulta de enfermagem durante o pré-natal tem como seus objetivos melhorar a qualidade de vida da gestante, assegurar um parto fisiológico, um recém nascido saudável e identificar possíveis problemas durante o período gestacional, a consulta de enfermagem torna-se uma ferramenta essencial na realização do pré-natal, sendo, portanto, um requisito para melhorar da qualidade do cuidado prestado, juntamente com estratégias como a esculta ativa, assim, possibilitando a humanização, e o autocuidado da gestante.
Durante a consulta de pré-natal são várias as atribuições do enfermeiro, dentre elas, orientações sobre amamentação, vacinação, a importância de comparecer nas próximas consultas de acompanhamento, solicitar os exames de acordo com os protocolos estabelecidos na UBS.
É papel da equipe de enfermagem, transmitir o conhecimento dos processos da gestação incluindo as mudanças que podem ocorrer na fase da gravidez, sendo esse processo de informação ser o mais humanizado possível, sendo necessário para garantir a melhor assistência obstétrica à gestante.
Desafio II
Os exames do primeiro trimestre de gravidez, devem ser feitos até as 13º (décima terceira) semanas de gestação, são importantes para avaliar a saúde da mãe, o risco da mãe passar algumas doenças para o bebê, identificar malformações e o risco de aborto espontâneo, já que no caso estudado a ãe apresenta positivo para sífilis e teve em sua gestação anterior um caso de aborto, exames esses que serão de fundamental importância na eliminação do risco de aborto e tratamento da DST descoberta. Destacando que alguns exames devem ser feitos conforme solicitação do médico que acompanha o pré- natal da gestante.
...