Questões de farmacologia
Por: Gabriela Reis • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 584 Visualizações
Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu/PR
Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS) – Curso de Enfermagem
Trabalho (Prova 3) – Disciplina de Farmacologia (Cód. Foz0577) – 2º Ano
Validade do trabalho: 40 pontos
Docente Responsável: Mustafa Hassan Issa, MSc.
Perguntas a serem respondidas após leitura do artigo: “Antiinflamatórios não esteróides inibidores da ciclooxigenase-2 (COX-2): aspectos atuais”. Autoria de: Kummer, C.L.; Coelho, T.C.R.B.. Publicação: Rev. Bras. Anestesiol, v.52, n.4, p. 498-512, 2002.
1. Considerando que as Prostaglandinas (PGG2 e PGH2) são mediadores inflamatórios importantes relacionados ao desenvolvimento do processo inflamatório, ao aumento da sensibilidade à dor, bem como, a efeitos protetores, como por exemplo, sobre o Trato Gastrintestinal e Renal, responda: - (Valor: 40 pontos).
1.1. Explique o que são os Fármacos Antiinflamatórios denominados como “Coxibs”? Apresente dois exemplos - (Valor Parcial: 10 Pontos). São antiinflamatórios inibidores específicos de COX2,na qual , foram introduzidos como uma nova classe de antiinflamatórios não esteroidais de eficácia equivalente e provável menor índice de complicações que os tradicionais AINES. representam grande avanço farmacológico pelos menores efeitos colaterais e conseqüente maior segurança para o sistema gastrointestinal.
1.2. Explique com suas palavras porque o uso de Fármacos Antiinflamatórios poderá ocasionar dano Renal como efeito colateral - (Valor Parcial: 10 Pontos). Porque A síntese de prostaglandinas em túbulos renais distais interfere com o metabolismo de sódio e água, sendo produzidas principalmente por intermédio da COX-1. AINES convencionais, conseqüentemente, podem ocasionar edema e retenção de sal, os quais estão entre os mais comuns efeitos adversos AINES. O fato do avançar da idade ser associado com declínio progressivo da função renal gera sérias implicações para a segurança do uso de antiinflamatórios em pacientes idosos. Já em adultos jovens, sem história prévia de alterações renais, os AINES não parecem interferir na função deste órgão podendo ser indicados sempre que necessário.
1.3. Explique com suas palavras porque o uso de Fármacos Antiinflamatórios poderá ocasionar aumento no risco de perfuração e ulceração gástrica - (Valor Parcial: 10 Pontos). Os AINEs podem agredir a mucosa gastrintestinal por meio de efeitos tópicos e sistêmicos. No suco gástrico ácido, os AINEs fracamente ácidos (p.ex., ácido acetilsalicílico) apresentam-se na forma não ionizada, podendo penetrar livremente nas células gástricas. AINEs inibem as cicloxigenases, reduzindo opool de prostaglandinas que atuam na proteção gástrica e na reparação do epitélio. Inibição da síntese de prostaglandinas resulta em redução da secreção epitelial de muco e bicarbonato, diminuição do fluxo sanguíneo, menor reparação da mucosa e suscetibilidade ao dano péptico.
1.4. Explique com suas palavras porque o uso de Aspirina poderá ser útil na prevenção do risco cardiovascular (Infarto Agudo do Miocárdio, Morte Súbita e Acidente Vascular Cerebral) - (Valor Parcial: 10 Pontos).
Na presença de aspirina, um inibidor irreversível da COX-1 plaquetária, não ocorre formação do TXA2 e, ao mesmo tempo, não há interferência com a biossíntese basal de PGI2, o quejustificaaeficáciadestecompostoemreduzirsignificantemente a incidência de infarto agudo do miocárdio, morte súbita e acidente vascular cerebral em pacientes com alto risco para tais complicações. Ou seja, a aspirina parece ser útil para a prevenção de eventos cardiovasculares, devido à sua ação na inibição da agregação plaquetária mediada por meio da desativação permanente de ciclo-oxigenases .
...