RELATORIO WORKSHOP SAUDE COLETIVA
Por: sucoego • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS
CURSO DE ENFERMAGEM
NOME DO ALUNO (A)
RELATÓRIO WORKSHOP DE “SAÚDE COLETIVA”
SANTARÉM - PA
2015[pic 2]
RELATÓRIO WORKSHOP DE “SAÚDE COLETIVA”
06 de Abril de 2015, Santarém - Pará - Brasil
Resumo: Apresenta-se uma síntese do desenvolvimento do Workshop “Saúde Coletiva”, realizado em 06 de Abril de 2015, em Santarém (PA),nas dependências da FIT/PA, como parte da disciplina Saúde Coletiva.
Objetivo: Propiciar uma visão geral sobre o tema “Saúde Coletiva” em cenário Amazônico e promover a reflexão e debate sobre as estratégias de ação para viabilizar maiores informações e conhecimentos acerca dessa área.
Público de interesse: Acadêmicos de enfermagem e educadores.
Programa Desenvolvido:
08h00min. – ABERTURA DO WORKSHOP 08h15min. – Saúde Rural: O agir em saúde no contexto Amazônico – Enfermeira - Josiane Mendonça. 09h00min. – A Linguagem de Sinais uma ferramenta importante na formação do profissional de saúde – Pedagoga - Raymunda Mamede. 09h30min. – Vigilância em Saúde no município de Santarém – Biólogo – Francileno Rêgo. 10h15min. – Intervalo. 10h30min. – Estratégia Saúde da Família e Estratégia de Agentes comunitários de Saúde uma realidade municipal – Enfermeira Irlaíne Figueira. 11h15min. – “Desafios do Sistema Único de Saúde na visão da gestão pública” - Enfermeira Franciane Fernandes. 12h00min. – ENCERRAMENTO DO WORKSHOP |
- Saúde Rural: O agir em saúde no contexto Amazônico
A palestrante resumiu um pouco as suas experiências como profissional no contexto rural que vivenciou, apresentando suas vantagens como adquirir um conhecimento isolado, de que como podemos agir em uma comunidade, além de suas desvantagens, como as dificuldades no qual apresenta como “pobreza” nos materiais limitados os atendimentos emergenciais.
- A Linguagem de Sinais uma ferramenta importante na formação do profissional de saúde
A palestra mostrou a importância dessa ferramenta de trabalho no atendimento que visa o público com deficiência auditiva. Mostrando que comunicação é uma questão de saúde, e a importância de o profissional adquirir tal domínio sobre essa linguagem.
- Vigilância em Saúde no município de Santarém
O palestrante apresentou que qualquer agravo que se relacione diretamente com a saúde do ser humano, é alvo de estudo da vigilância e saúde. Trabalhando no processo, desde a coleta e analise e interpretação dos dados, ate a tomada de medidas para somar na ajuda de prevenção no processo de agravo na saúde da população.
- Estratégia Saúde da Família e Estratégia de Agentes comunitários de Saúde uma realidade municipal
Apresentou qual é o objetivo da saúde da família, que é a reorganização da atenção básica da saúde. Mostrando as varias equipes que constitui, como a equipe de saúde de um PSF (Posto da Saúde da Família), EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde), ACS, enfermeiro e NAST (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
...