RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM TRAUMATOLOGIA
Por: Aline Barros Da Silva • 16/4/2018 • Relatório de pesquisa • 3.772 Palavras (16 Páginas) • 1.630 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN III
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM TRAUMATOLOGIA
SANTO ANDRÉ
OUTUBRO 2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN III
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM TRAUMATOLOGIA
Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Enfermagem pela Universidade do Grande ABC- Anhanguera como exigência parcial para obtenção de bacharel sob a orientação da Profª
SANTO ANDRÉ
OUTUBRO 2017
INTRODUÇÂO:
O estágio supervisionado em trauma, avalia a relação teórico-prático do aluno realizando atividades como:
De 02/10/2017 até 31/10/2017: conhecimento de campo, exame físico, sinais vitais, higiene, SAE, troca de fralda e cama, escala de funcionários, curativos, etc..
TRAUMATOLOGIA – Referência regional nas áreas médicas de ortopedia/traumatologia, o CHMAS (Centro Hospitalar Municipal), recebe grande demanda diária de vítimas de originário da antiga Santa Casa de Misericórdia.
A enfermaria de traumatologia, instalada no primeiro andar em área de 450 m² e com 29 leitos em pleno funcionamento por conta da alta demanda. O hospital é referência regional nesta especialidade, acidentes de trânsito, principalmente de motociclistas.
O novo espaço ainda contempla dez enfermarias; sala multiuso e posto de enfermagem com mobiliário planejado, além de camas ortopédicas e poltronas reclináveis. Outro detalhe é que 10% dos mobiliários, acessórios e equipamentos são destinados a pacientes obesos. Também os banheiros foram adaptados para as pessoas com deficiências físicas e motoras. Em número de leitos, houve um aumento de 64 para 83 nos últimos anos.
1. ESTABELECIMENTO DE SAÚDE
Nome: Centro Hospitalar do Município de Santo André
Inauguração: 08 de abril de 1912
Nome empresarial/mantenedora: Prefeitura Municipal de Santo André – CNPJ: 46522942000130
CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde): 702146
Missão: A missão de o centro hospitalar de santo André é: Assegurar atendimento hospitalar, ambulatorial e de urgência humanizado e com qualidade a todos os cidadãos encaminhados pela rede de saúde pública ou mesmo garantir o atendimento daqueles que procuram espontânea os seus em situações de risco, referenciando os casos que necessitam acompanhamento ambulatorial e domiciliar.
Promover, ainda oportunidades de formação profissional, pesquisa a educação continua aos profissionais de saúde.
Distribuição organizacional: A importância de uma estrutura organizacional implica em visualizar e construir um sistema hierárquico para ser implementado em sua organização. Por exemplo, blocos de construção de uma estrutura organizacional incluem cadeia de comando, extensão de controle, departamentalização, distribuição de autoridade e nível de organização. Não foi evidenciado este item no campo de estágio.
Organograma: É um gráfico que representa a humanidade estrutural de uma organização. Não foi evidenciado este item no campo de estágio.
Endereço: Avenida João Ramalho, 326, centro, Santo André – São Paulo: Tel: (11) 44333660
2. CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Tipo de estabelecimento: Unidade Hospitalar e Pronto Atendimento
Sub Tipo do Estabelecimento: Unidade de Complexo hospitalar
Tipo de atividade: Ambulatorial e hospitalar de média complexidade.
Esfera administrativa: Municipal.
Natureza da administração: MS, SES e SMS.
Tipo de prestador: Publica municipal.
Código/Natureza jurídica: 7101 Estabelecimento de saúde sem geração de crédito na média complexidade ambulatorial.
Retenção de tributos: Unidade pública.
Atendimento prestado: Pronto atendimento, Urgência e Emergência, Ortopedia, Maternidade, Pediatria, UTI pediátrica e neonatal, Centro cirúrgico, Clínica médica e Clínica cirurgia, UTI Adulto, Psiquiatria, Centro obstétrico, Serviço dietético.
Fluxo de clientela: Atendimento de demanda espontânea e referenciada.
3. INFRAESTRUTURA:
Legislação vigente para espaço físico; Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.
Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de Saúde.
Todos os projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde-EAS deverão obrigatoriamente ser elaborados em conformidade com as disposições desta norma. Devem ainda atender a todas outras prescrições pertinentes ao objeto desta norma estabelecidas em códigos, leis, decretos, portarias e normas federais, estaduais e municipais, inclusive normas de concessionárias de serviços públicos. Devem ser sempre consideradas as últimas edições ou substitutivas de todas as legislações ou normas utilizadas ou citadas neste documento.
Embora exista uma hierarquia entre as três esferas, o autor ou o avaliador do projeto deverá considerar a prescrição mais exigente.
4. Higienização
O serviço de limpeza do Centro Hospitalar é terceirizado pela da empresa GUIMA CONSECO.
É realizado limpeza concorrente, quantas vezes forem necessárias.
E terminal sempre após a alta hospitalar.
5. EQUIPE DE ENFERMAGEM
Plantão diurno ímpar: 6 auxiliares de enfermagem, 1 folguista, 2 enfermeiras, 1 folguistas, 2 transportes, 3 extras
Plantão diurno par: 7 auxiliares de enfermagem, 1 folguista auxiliar de enfermagem, 2 enfermeiras, 3 extras, 2 transportes
...