RELATÓRIO DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Por: Maiara Iasmin • 12/12/2018 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 1.234 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
MAIARA IASMIN ALVES DA SILVA
RELATÓRIO DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Teresina
Novembro de 2018
RELATÓRIO DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
O filme aborda uma metodologia de ensino tradicional, nesse método o o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos. No filme o professor John Keating quebra barreiras inovando na maneira de ensinar, repassar conteúdos, o que para a época estranho. Podemos considerar que a metodologia tradicional não dá espaço para inovações, brincadeiras, o lúdico não era/ ou não é permitido, o aluno era/ ou é modelado, quem não se encaixasse nos moldes da pedagogia tradicional era considerado uma pessoa com debilidades, a margem do conhecimento.
Em um das cenas do filme podemos obeservar também o método de repetição/fixação: “Agricolam, Agricola, Agricolae, Agricolarum, Agricolis, Agricolas… Outra vez… Agricolam” Os alunos repetiam tudo o que o professor falava em voz alta. John Keating que é outro personagem professor, começa a inovar, ele usava sempre para os alunos a frase "carpem die", ou seja, aproveitem dia, não somos donos do amanhã, vamos aproveitar o máximo o dia em que estamos vivendo e repassava aos seus alunos de uma forma divertida, animada, bem humorada poesias, versos que para a época não estavam enquadradas na metodologia de ensino tradicional. Muitas vezes esse mesmo assunto que ele trabalhou poderia ser melhor abordado em uma conversa informal com os alunos, através de um seminário, de uma peça teatral, enfim há mil e uma maneiras de deixar uma aula mais prazerosa e facilitar o aprendizado por parte dos alunos.
Apesar do professor ser considerado como um louco pelo os outros professores, a turma dele o adorava, porque ele era um verdadeiro palhaço em sala de aula, mas um palhaço que fazia com que os alunos realmente aprendessem , pois ele ensinava com a alma, ele fazia os alunos buscarem dentro de si os seus melhores conhecimentos, suas paixões, seus sentimentos. No campo educacional que representava a sociedade dos Poetas Mortos era uma sociedade em que para se ingressar tinha que ser um assíduo leitor, produzir versos, reunir-se em horários definidos, assim o filme se contradiz a essa sociedade, o mais engraçado é que John Keating se formou naquela escola , o que se esperava dele como ex-aluno era que ele seguisse os moldes daquela escola, mas pelo contrário ele criou a sua própria metodologia, ele instigava sentimentos, deixou de lado os dogmas.
...