RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Camila Alves • 11/6/2019 • Relatório de pesquisa • 3.456 Palavras (14 Páginas) • 965 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
Relatório final de estágio supervisionado
Andressa Tais da Silva
Maria Carolina Ramos Bezerra
Caruaru 2019
[pic 3][pic 4]
Faculdade Maurício de Nassau
Coordenador: Prof. Auvani Antunes
Supervisor de Estágio: Geyziane Xavier
Realização do estágio: 04/04/2019 a 04/06/2019
Carga Horária Total: 300 horas
Caruaru 2019
IDENTIFICAÇÃO
Aluna:
Andressa Tais da Silva \01205367
Maria Carolina Ramos Bezerra \ 01188232
Área de Atuação: Agência Transfusional e Laboratório de análises Clínica-HRA
_________________________
Andressa Tais da Silva
Estagiária - Agência Transfusional e Laboratório de Análises Clínicas - HRA
__________________________
Maria Carolina Ramos Bezerra
Estagiária - Agência Transfusional e Laboratório de Análises Clínicas - HRA
_________________________
Erica Solange Silva Rêgo
Preceptor de Estágio da agência transfusional- HRA
_________________________
João Ricardo Camaroti,
Preceptor de Estágio - Hospital Regional do Agreste
Caruaru, 2019
SUMÁRIO
- Introdução ................................................................................................
- Histórico do Hospital Regional do Agreste...........................................
- Objetivos do Estágio...............................................................................
- Agência Transfusional ...........................................................................
- Laboratório de Análises Clínicas- HRA.................................................
1. Introdução
Este relatório tem por objetivo apresentar meu desenvolvimento no estágio supervisionado e descrever minhas atividades desempenhadas. Agência transfusional 04/04/2019 a 03/05/2019, e laboratório de análises clínicas de 06/05/2019 a 31/05/2019, no Hospital Regional do Agreste-HRA.
Apresento, inicialmente, a agência transfusional, laboratório de análises clínicas e testes realizados. Posteriormente, discorro sobre: Objetivo do Estágio; Área de Atuação; Correlação do Estágio com o curso de biomedicina; descrição das atividades exercidas durante o período do estágio.
Por fim, analiso minha participação como estagiária em biomedicina, exponho minhas percepções e conclusões sobre os resultados obtidos, dificuldades encontradas e experiências vivenciadas
2. Histórico do Hospital Regional do Agreste
[pic 5]
O Hospital Regional do Agreste é voltado para o atendimento de emergência, sendo referência em trauma (traumato-ortoperdia, cirurgia geral e buco-maxilo-facial) de alta complexidade. A unidade atende à população da macrorregional Caruaru, que abrange 87 municípios das microrregiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
Somente na emergência, a unidade recebe cerca de duas mil pessoas, além de realizar 2,7 mil atendimentos em seu ambulatório, que oferece consultas em especialidades como oncologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e oftalmologia. Em novembro de 2011, o HRA duplicou sua emergência, dobrando a quantidade de leitos, e ganhou um novo setor administrativo. Já em julho de 2012, foram entregues as novas instalações do bloco cirúrgico, leitos de UTI, sala de recuperação pós-anestésica e o Núcleo de Reabilitação Física, além de equipamentos de última geração.
A história da unidade começou em 14 de julho de 1976, quando foi construído um prédio comercial pertencente à Cooperativa de Melhoramentos de Caruaru Ltda, em área de 59 mil metros quadrados. O intuito era abrigar um hotel, o que não ocorreu. Em 1985, o imóvel foi revertido ao patrimônio do município de Caruaru, e em 1994, houve a fundação do hospital, mas sem previsão de funcionamento.
O nome Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira foi dado pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, em homenagem ao médico Waldemiro Balbino Ferreira, que exerceu suas atividades por mais de quatro décadas em Caruaru, guiado por notável espírito humanístico. Waldemiro faleceu aos 70 anos, em 1975. No dia 4 de dezembro de 1997 o hospital foi reinaugurado, e passou a funcionar definitivamente.
NÚMEROS
Internações hospitalares (eletivas e urgências): 7.379 por ano
Procedimentos ambulatoriais: 115.332 por ano
Leitos: 225 leitos, sendo 19 de UTI adulto
3. Objetivos do Estágio
O estágio complementa e aperfeiçoa o ensino ministrado na faculdade, pois além de possibilitar uma primeira experiência profissional e aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos acadêmicos com pessoas capacitadas, temos a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia laboratorial nos diversos âmbitos e aumentar a nossa rede de contatos.
Os objetivos do estágio supervisionado são: Colocar o estudante em contato com a realidade profissional, proporcionando-lhe oportunidade de confrontar as teorias estudadas com a sua prática; Contribuir na formação do estudante para o início de suas atividades profissionais, oferecendo-lhe oportunidade de executar tarefas práticas relacionadas com sua área de interesse; Complementar a formação do estudante através do desenvolvimento de habilidades relacionadas com o seu campo de atuação profissional.
...