Relatório De Visita Hospitalar
Por: Uéslei Vieira • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 3.404 Palavras (14 Páginas) • 264 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL – UNIBRASIL
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PROCESSO DE CUIDAR II
UÉSLEI VIEIRA CABRAL
RELATÓRIO DE VISITA HOSPITALAR
Curitiba
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL – UNIBRASIL
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PROCESSO DE CUIDAR II
UÉSLEI VIEIRA CABRAL
RELATÓRIO DE VISITA HOSPITALAR
[pic 1]
Curitiba
2018[pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 OBJETIVO 3
3.0 REFERENCIAL TEÓRICO 3
4.0 METODOLOGIA 4
5.0 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
5.1 Processo de Enfermagem 4
6.0 AVALIAÇÃO GERAL 12
7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
[pic 4][pic 5]
1.0 INTRODUÇÃO
No dia 17 de abril de 2018, seguindo a segunda semana de aulas práticas nas dependências do Hospital Erasto Gaertner, com os acadêmicos da disciplina de Processo de Cuidar II e supervisão da Professora Simone Beatriz Yede, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
O hospital Erasto Gaertner é referência em tratamento a pacientes com câncer, na região sul do Brasil, com 15 anos de excelentes trabalhos prestados a clientes com essa enfermidade, só mesmo um hospital com tanta tecnologia e inovação, pode merecer tal título, tal hospital serviu de campo prático para os acadêmicos, com intuito de aplicarem as habilidades aprendidas em sala.
O grupo continuou dividido em 2 duplas, e cada dupla de acadêmicos esteve 5 horas nas dependências do hospital, com intuito de coleta de dados de pacientes por meio de anamnese e exame físico, além de realizar habilidades aprendidas em sala de aula.
Adentramos ao hospital as 07h:30m da data citada, sendo encaminhados pela professora supervisora a ala C enfermaria 211, cada dupla teve um paciente diferente do outro (leitos diferentes) na enfermaria, o tempo foi utilizado para que pudessem realizar a coleta de dados, exame físico e realização de procedimentos, para montar esse relatório a fim de ser apresentado posteriormente em sala.
2.0 OBJETIVO
Identificar e apresentar uma análise de dados de forma sistematizada e organizada que foram coletados diante da anamnese e exame físico de pacientes internos do Hospital Erasto Gaertner, além de participar de forma ativa na realização dos procedimentos de enfermagem e cuidados aplicados aos internos do hospital, levantando dados que servirão para alimentar este relatório.
3.0 REFERENCIAL TEÓRICO
O presente trabalho foi baseado nos conceitos dos livros: exame físico e anamnese (BARROS, 2015), no sistema North American Nursing Diagnosis Association (NANDA, 2017), no dicionário de termos técnicos em enfermagem (GUIMARÃES, 2009), no livro fisiopatologia (PORTH, 2010), no livro SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem (TANNURE, 2013) em artigos e periódicos e em resoluções do COFEN em vigor atualmente que estão citados em referências.
4.0 METODOLOGIA
Foi utilizado a anamnese e o exame físico, como referencial teórico, onde posteriormente os dados obtidos servirão para traçar o plano de cuidados por meio do Processo de Enfermagem que é embasado numa metodologia científica, e contempla as seguintes etapas: levantamento de dados (histórico), diagnóstico, planejamento, execução e avaliação.
5.0 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Entender e compreender os mecanismos da doença não é algo fácil, porem faz se necessário e deve ser analisado seus achados clínicos, aparência e queixas do paciente, além de intensidade dos sinais da doença.
‘‘A fisiopatologia trata não só das mudanças celulares e orgânicas que ocorrem com a doença, mais também com os efeitos, que estas mudanças têm no funcionamento total do corpo, ela também enfoca os mecanismos da doença subjacente a fornece a base ás medidas preventivas bem como terapêuticas dos cuidados e prática de saúde’’(PORTH, 2004, p.13.)’’
A equipe de enfermagem deve conhecer, acerca da fisiopatologia das doenças e seus efeitos sobre o paciente, tornando assim mais fácil identificar os sinais que o paciente pode apresentar e diante disso traçar toda uma sistematização para o cuidado do indivíduo, uma vez que toda a parte de cuidados cabe exclusivamente ao profissional enfermeiro.
5.1 Processo de Enfermagem
O processo de enfermagem se divide em cinco etapas que visam prestar ao cliente de forma sistematizada toda forma de cuidados, além de seguir todo um referencial cientifico.
‘‘O processo de enfermagem fornece estrutura para tomadas de decisões durante a assistência de enfermagem, tornando mais cientifica e menos intuitiva. (TANNURE, 2013, p.17.)’’
Vale lembra que o Processo de enfermagem deve ser seguido corretamente, que suas etapas são inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, que de certa forma as etapas se alto completam acerca do cuidado, e que é hoje obrigatório a todos os estabelecimentos de saúde tê-lo implementado, de acordo com a resolução COFEN 358/2009.
“Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. (COFEN, RES.358/2009)’’
5.1.1 Histórico
A entrevista é a primeira etapa do processo de enfermagem, onde se busca por meio de por meio de relatos uma breve história dos hábitos e vida do paciente.
‘‘A investigação (histórico de enfermagem é a primeira fase do processo de enfermagem, ou seja, é o primeiro para a determinação do estado de saúde do cliente. (TANNURE, 2013, p.23.)’’
...