Relatório de estágio
Por: noemy15 • 3/7/2015 • Relatório de pesquisa • 940 Palavras (4 Páginas) • 1.324 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ISAELLLY SAMITA SILVA DE ARAÚJO
Este trabalho tem por finalidade relatar as observações e as práticas realizadas durante o estágio do curso de Imobilizações ortopédicas, realizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel localizado em Natal- RN, durante os dias 28 e 29 de maio e 01 de junho, durante este período as práticas foram supervisionadas pelos professores Helder Pinheiro e Hennes Gentil.
O estágio teve inicio no dia 28 de maio, nesse dia adentrei ao hospital ás 09h30min da manhã, ao chegar na sala de gesso já estavam presentes o professor Hennes Gentil acompanhado por mais duas alunas do curso de imobilizações e dois técnicos que já trabalhavam no hospital. A princípio o clima hospitalar estava um pouco monótono, mas em poucos minutos entrou na sala o primeiro paciente.
Uma mulher, idosa, vítima de atropelamento, apresentando fratura de fêmur, tornozelo e pé, aguardando cirurgia. A princípio foi feito a redução no tornozelo da mulher acompanhada por uma imobilização tipo calha suropodálica, a redução foi realizada por um médico ortopedista e a imobilização pelos técnicos do hospital, auxiliados pelas estagiárias que também realizaram a limpeza dos ferimentos da paciente.
Após a saída da mulher, foi recebida uma senhora que teve seu braço prensado entre as portas de um ônibus, apresentando torção de punho. A princípio foi feita a análise do membro da senhora e em seguida uma colega, sendo auxiliada por mim, iniciou uma imobilização tipo- calha braquiopalmar, após a imobilização fizemos uma tipóia simples procurando proporcionar conforto a senhora. Ao término do procedimento foram dadas as orientações necessárias e a senhora foi liberada.
Enquanto a paciente anterior recebia os cuidados, entrou uma mulher, jovem, apresentando torção no tornozelo. Foi realizada como tratamento para a jovem uma imobilização tipo- calha suropodálica, o procedimento foi feito por duas colegas estagiárias, e em seguida recebemos orientações de um dos técnicos de como proceder para proporcionar conforto ao paciente durante a realização de uma imobilização.
Algum tempo depois recebemos um homem, jovem, vítima de arma de fogo, apresentando fratura de fíbula. Foi realizada nesse homem uma imobilização tipo- calha suropodálica, e em seguida o orientamos, mostrando meios para manter a imobilização sem problemas e consequentemente o próprio paciente.
Este foi o ultimo paciente que recebemos no dia, saímos ás 11h30min do hospital, todas as estagiárias, acompanhadas pelo professor e carregadas de experiência novas já neste primeiro dia.
No segundo dia (29 de maio), dei entrada ao hospital no mesmo horário que no dia anterior (09h30min). Ao chegar à sala, as colegas que já se encontravam lá estavam realizando uma imobilização tipo- aparelho gessado suropodálico em uma mulher supervisionada pelo professor Hennes, ao término fui designada a dar as orientações cabíveis à mulher e ela foi liberada. Em seguida um homem, jovem, foi fazer a retirada de um pino no pé, acompanhamos todo o procedimento realizado pelo ortopedista.
Durante toda a manha não houve imobilizações, muitos casos foram apresentados, mas todos necessitavam de tratamento por primeira intenção. Entre os casos estavam um homem com fratura exposta por causa de um acidente de moto e outro homem apresentando fratura no hálux também por acidente de moto.
Depois recebemos um homem da cidade de Parelhas, que durante um ataque de raiva quebrou um copo contra a parede, como conseqüência cortou a mão e necessitou também de uma imobilização tipo-calha antebraquiopalmar dorsal com o 1° e 2° dedo. Essa imobilização foi realizada pelos técnicos do hospital, pois
...