TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renite e Sinusite

Por:   •  23/6/2015  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

RINOSINUTE RELACIONADA AO TRABALHO:ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRAFICA

TERESINA

2013

1.CONSIDERAÇOES INICIAIS

As doenças respiratórias representam um importante problema crítico para os trabalhadores da saúde, agrícolas,químicos,....,sendo   de aumento significativo do risco de morbidade e mortalidade, entre esses  problemas respiratórios.(MEKHITARIAN NETO, et al, 2007).            

 O aparelho respiratório pode reagir a estes insultos ao nível de vias aéreas superiores com rinite, sinusite e otite. Assim, se fazem necessários uma identificação precisa dos possíveis agentes etiológicos e conseqüentes medidas profiláticas das doenças respiratórias decorrentes das atividades exercida por cada trabalhador. .(MEKHITARIAN NETO, et al, 2007).            

na A infecção bacteriana dos seios paranasais é uma das condições mais freqüentes população, quase sempre secundária a uma infecção viral de vias aérea superiores. A sinusite costuma manifesta-se associada com rinorréia,manisfestando- se atraves  de obstrução nasal, cefaléia e febre, entre outros sinais e sintomas.(PIGNATARI,et al,2007).

Rinite e sinusite são bastante comuns na prática clínica e são condições freqüentemente associadas. Estima-se que a sinusite afete cerca de 31 milhões de pessoas anualmente nos Estados Unidos, uma das afecções mais prevalentes das vias aérea superiores, com custo financeiro elevado para a sociedade.

Entre as complicações da sinusite, as que envolvem a região orbitária são as mais freqüentes, geralmente associada ao comprometimento dos seios etmoidais. Isto se deve principalmente às íntimas relações anatômicas entre a cavidade orbitária e o seio etmoidal assim como à fragilidade da parede etmóido-orbitária.

Tanto sinusite quando rinite pode significar diminuição da qualidade de vida, agravo de comorbidades e exigir significativos gastos com saúde. Também podem criar custos indiretos para a sociedade, Ainda que a rinite e a sinusite ocorram com freqüência na população, pouco se conhece sobre a epidemiologia dessas doenças. A ausência de método padronizado para identificá-las em estudos epidemiológicos é uma limitação importante para obtenção desses dados. Para essas faixas etárias. As informações em saúde subsidiam ações apoiadas em dados objetivos respaldados por evidência científica. Inquéritos populacionais de saúde periódicos são importantes para gerar informações não obtidas em registros contínuos nacionais e fundamentais para o planejamento e avaliação das políticas de prevenção e controle de agravos e de promoção da saúde no nível municipal ou regional.

O objetivo geral deste estudo é analisar os artigos do banco de dado bireme sobre a rinossinusite relacionada ao trabalho. Defini-se  como objetivo especifico:identificar os fatores de risco da rinossinusite;verificar as condutas que devem ser adotada para prevenção da rinossinusite entre trabalhadores expostos ao fatores de riscos.

 

REFERENCIAS

MEKHITARIAN NETO, Levon et al. Sinusite aguda em crianças: estudo retrospectivo de complicações orbitárias. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2007, vol.73, n.1, p. 81-85. Acesso em :12/09/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com