Resenha Estudo de Caso
Por: Amanda Fonteneles • 4/6/2020 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E LEGISLAÇÃO DO SUS
ABRIL-2020
PROFESSORA: ANNY GUTZEIT WILL SCARPIN
ALUNA: LILIANE MACIEL DA SILVA – 0006102
Resenha
A importância assistencial do SUS no cenário de uma Pandemia.
O Brasil é detentor de um dos sistemas de saúde universal mais completos do mundo, levando em consideração, inclusive, o tamanho de sua população. Antes da invenção do SUS, a saúde coletiva era dividida em fragmentos. O modelo baseado nos princípios fundamentais de integralidade, universalidade, controle social e equidade concebeu um dos maiores avanços sociais nas políticas públicas nacionais de todos os tempos.
O SUS é um sistema que vai além do atendimento a doentes, ele age desde a prevenção até o nível mais alto de complexidade, ofertando serviços de qualidade e acesso total a população, independente de questões financeiras, sociais, raciais e/ou sexuais. Neste momento delicado que o mundo vive, o Sistema Único De Saúde (SUS) proporciona ao Brasil uma visibilidade maior frente a países considerados desenvolvidos, pois o modelo de saúde implementado no país é aplaudido e copiado por potências mundiais, o que demonstra o impacto positivo do acesso universal a saúde.
O SUS, dentro desse quadro atual da pandemia causado pelo COVID-19, oferta em todos os municípios e estados do país leitos de UTI, atendimento as populações de risco, triagem respiratória, orientações a comunidade em geral e ações diretas com profissionais da saúde para que o combate a essa pandemia seja eficiente e eficaz.
Sua importância nesse cenário é incontestável, visto que as ações elaboradas junto ao SUS conseguem suprir as necessidades da população e ainda contabilizam os casos de COVID-19 e elaboram relatórios epidemiológicos. O seu impacto iniciasse desde a educação em saúde até os leitos de unidade de terapia intensiva onde os profissionais do SUS trabalham com afinco para salvar vidas.
...