Resenha Sobre Etica
Por: 6384949716 • 31/5/2016 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 641 Visualizações
FACULDADE FAPAL
CURSO DE ENFERMAGEM
Ética e Legislação profissional: Resenha
Acadêmica: Maria Betânia Silva Ferreira Corado
Professora: Ana Edith Farias Lima
Turma: EN3Q57
Palmas-To, Maio 2016.
Eu, minha família, o outro, a família do outro: Limites da ética.
Os princípios éticos norteiam, fundamentalmente, a reflexão sobre as ações do ser humano. Assim, influencia na tomada de decisões, acerca do comportamento humano, envolvendo conhecimentos, razão, sentimentos, vivências e valores socialmente construídos. A ética interpreta, discute e investiga valores e princípios na tentativa de responder aos motivos pelos quais devemos agir de determinada maneira, seja ela certa ou errada.
Nós profissionais da Enfermagem prestamos assistência à pessoas que apresentam vida social, afetiva, familiar; todos eles têm alguém que se importe. É inadmissível que ainda nos dias atuais não exista respeito ou cuidado digno com o próximo, principalmente na situação em que se encontram, onde seu corpo e sua mente estão debilitados, em decorrência do seu estado de saúde.
Quantas vezes no ambiente hospitalar presenciamos cenas horríveis onde os pacientes são tratados como uma coisa qualquer, pelo simples fato dos profissionais, não se importarem com o ser humano que está dependendo dos seus cuidados. Todos nós esquecemos que um dia, pode ser um familiar nosso que esteja dependendo de outra pessoa; e em hipótese nenhuma queremos vê-los maltratados.
Se não aceitamos que ninguém destrate alguém da nossa família, com que direito vamos fazer isso com o nosso próximo; além de ser falta de ética tratar mal o paciente e a família do mesmo, é uma enorme falta de caráter e respeito. Para sermos respeitados, primeiro devemos respeitar, não fazer com ninguém, o que não deseja que façam com você, ou com alguém que você goste.
Cabe a nós refletirmos quais vão ser as consequências das nossas atitudes erradas, não nos custa nada tratar com dignidade o nosso paciente e seus familiares, como diz o ditado; tudo que plantamos, colhemos; e talvez quem pague pelo meu erro seja alguém da minha família.
“Ser grande é se colocar no lugar do outro. É pensar: E se fosse você? Como você gostaria de ser tratado? SENSIBILIDADE AMOR ao próximo. Plantar é opcional, mas a colheita hummmm essa é obrigatória!” (Regina Matos).
...