TRABALHO DE HANSENIASE
Por: Anna WanSant's • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
Disciplina:
NOME | Daiane Paiva do nas cimento Ana Paula Jessica Joyce Helane Veras França Wanessa |
RA |
Nome da Atividade
Anhanguera Educacional
2015
Curso de Enfermagem
HANSENÍASE
Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Epidemiologia e Bioestatistica à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de _____, sob orientação do professor
Anhanguera Educacional
2015
Ensaio acadêmico sobre
- Introdução
Hanseníase começa com uma lesão na pele , mas também pode atacar e danificar os nervos .
Hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae ; é uma doença infecciosa , transmitida pelo contato intimo e prolongado.E a contaminação se dar pela secreção e pelo ar que saem das vias aéreas superior e por goticulas de saliva.
A maioria da população apresenta resistência a doença porém crianças são mais susceptíveis quando em contato com um contaminante . Seus casos são mais comuns em países subdesenvolvidos. Seu período de encubação pode ser de dois á cinco anos.
- Desenvolvimento
Formas Clinicas:
Suas classificações são dadas de acordo com a resposta imune do hospedeiro ao bacilo causador da doença e apresentam-se em :
[pic 2]
Hanseníase Indeterminada :estagio inicia encontra-se geralmente em apenas uma lesão acaba evoluindo para cura espontânea em maior parte dos casos e em cerca de 25% dos casos acaba evoluindo para outra forma.
[pic 3]
Hanseníase Tuberculóide : ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo , apresenta poucas ou única lesão com ausência de sensibilidade.
[pic 4]
Hanseníase Borderline (Dimorfa): imunidade intermediaria com maior numero de lesões que podem atingir grandes áreas de pele , é mais extenso o acometimento de nervos neste caso.
[pic 5]
Hanseníase Virchowiana (Lepromatosa): imunidade nula , por conta da rápida multiplicação doa bacilos apresenta-se em um quadro mais grave , anestesiando pés e mãos ,causando deformidades , atrofiamentos, e pode acometer órgãos internos também.
[pic 6]
Como detectar Hanseníase:
- Geralmente , o seu primeiro sinal é uma lesão cutânea de maior claridade quanto a pele comum ao seu redor .
- Ao examinar a pele deve -se alertar a pessoa portadora da lesão , pesquisar seu histórico clínico .
- Realizar o exame de sensibilidade que consiste em tocar a lesão com um algodão ou caneta pois Hanseníase não é sensível ao toque .
- teste de sensibilidade nas palmas das mãos e planta dos pés.
- Examinar os nervos. Hanseníase apresenta um quadro de pacientes com nervos espessos.
O tratamento é gratuito e oferecido nos centros de saúde . Após o diagnóstico deve ser iniciado de imediato , é feito através da associação de medicamentos a poliquimioterapia , e tem a duração de seis a doze meses de acordo com a sua gravidade.
Hanseníase Tuberculóide é tratada com Rifampicina uma vez ao mês administrada nos postos de saúde, acompanhada do uso de Dapsona uma vez ao dia por 6 meses .
Hanseníase multibacilar que são os casos mais graves são tratadas com Rifampicina uma vez ao mês administrada no posto de saúde, acompanhada do uso de Dapsona e Clofazimina uma vez ao dia por 12 meses.
...