Terapias Complementares no Cuidar
Por: alunoesforcado • 7/7/2016 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 458 Visualizações
2 - Terapias Complementares no Cuidar
A enfermagem como é de conhecimento de todos, tem uma área de atuação extremamente ampla, porém se formos definir uma função inicial básica deste profissional, esta seria com certeza o cuidado com o paciente que dele necessita naquele determinado momento.
Partindo deste pressuposto, podemos perceber que o profissional de enfermagem deve dispor de todos os meios que forem cabíveis nesta tentativa admirável de amenizar a dor. Sendo neste momento, que se entende a grande importância de se encontrar terapias complementares no cuidar do paciente.
Assim, estas terapias complementares podem ser caracterizadas como um conjunto de técnicas para aprimorar o cuidar dos pacientes, realizadas pelos profissionais capacitados para este fim.
Cabe ressaltar, que tais técnicas necessitam de uma grande demonstração de sensibilidade do profissional que as executa, pois, é através desta capacidade de sentir o outro indivíduo que o profissional irá entender o que se passa, e assim aplicar uma técnica complementar eficaz para cuidar daquele paciente.
Para este feito, o profissional precisa de fato manter contato com os envolvidos, assim, este poderá buscar em seus pacientes suas necessidades, facilitando ainda, a aplicação de todas as técnicas que se mostrarem precisas.
Diante dos argumentos apresentados, fica mais do que evidenciada a importância das técnicas complementares no cuidar, sendo estas antes de tudo uma verdadeira expressão daquilo que conhecemos como medicina humanizada, aplicada no caso concreto por profissionais enfermeiros capacitados para tal, e extremamente sensibilizados no cuidar daqueles atingidos por qualquer enfermidade.
Entendendo por fim, que diante de tanta importância dos métodos enfatizados, se faz necessário que se estabeleçam mais pesquisas e estudos a respeito desta importante ferramenta na execução dos serviços do profissional enfermeiro, que além de demonstrar total envolvimento com o tema apresentado, deixa clara a verdadeira preocupação destes em realizar a principal função no seu sentido profissional, que é a de humanizar o tratamento das enfermidades que venham a acometer um determinado indivíduo.
...