Tipos de medicinas alternativas
Por: iranasouza • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
ACUPUNTURA
A Acupuntura visa a terapia e a cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos. Essa técnica esteve isolada do mundo ocidental durante milênios, distanciando sua forma de raciocínio e linguagem da cultura oriental.
Isso restringe sua aceitação no ocidente sendo considerada mística e sem base cientifica. Além disso, a prática da acupuntura no ocidente se depara com deficiências no ensino e difusão cientifica. Porém, a eficácia dessa terapia levou a OMS a listar enfermidades que podem ser tratadas pela acupuntura e, recentemente essa técnica foi reconhecida como especialidade médica veterinária.
A pesquisa da acupuntura reveste-se, portanto, de grande interesse, na medida em que poderá traduzir conhecimentos milenares, contribuindo para sua aceitação e incorporação.
QUEM PODE FAZER ACUPUNTURA NO BRASIL?
Na atualidade foi aberto um grande leque de discursões sobre quem pode praticar ou não essa atividade.
A OMS apresentou a politica Nacional da Medicina Natural e praticas complementares no SUS em fev. de 2005, com a intenção de implementar experiências que já vem sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, destacando-se a MTC/acupuntura. O que vale ressaltar que apesar dos avanços de sua implantação na rede publica seu exercício ficou restrito a classe médica.
Na enfermagem, o questionamento tem provocado complexas discursões a cerca dos valores, liberdade de ação, consciência, enquanto fundamentos e princípios profissionais, envolvendo juízos, crenças, e convicções, nessa visão os questionamentos éticos e legais na enfermagem sobre a prática da acupuntura é imposto que os enfermeiros precisam participar do processo regulamentação da profissão da acupuntura e de sua prática como especialidade. Pois quanto o direito ao exercício dessa terapia no Brasil, o ministério do trabalho e emprego elaborou a classificação de brasileira de ocupações, com a ocupação de acupunturista, tendo sido feita uma nova versão através da portaria nº 395/2002 descrevendo a profissão de acupunturista como independente de qualquer classe profissional inclusive a médica, com registro nº 3221-5. No âmbito dos debates sobre a acupuntura como prática da enfermagem, o COFEN reconhece a acupuntura como especialidade pela Resolução n.º 197/97. Indaga-se, portanto, por que o enfermeiro não estaria apito a executar acupuntura? E conclui que o desafio que se coloca aos enfermeiros é a participação na implementação da atividade da acupuntura, seja como profissão ou como especialização de sua categoria.
INCORPORAÇÃO DA CUPUNTURA À MEDICINA CONVENCIONAL PRATICADA NO OCIDENTE.
Na china, a acupuntura é utilizada rotineiramente para o tratamento de diversas infecções, a eficácia dessa terapia levou, em 1979, especialista de 12 países estarem presentes ao Seminário Internacional Regional da OMS, e publicarem uma lista provisória das enfermidades de podem serem tratadas pela acupuntura, dentre outras foram citadas: sinusite, rinite, amidalite, bronquite, conjuntivite aguda, faringite, gastrite, duodenite, e colites agudas e crônicas.
Recentemente a técnica foi reconhecida como especialidade medica veterinária, indicadas para o tratamento de diversas doenças, tais como: gastrite, colites, broncopneumonia e outras.
EFEITOS DA ACUPUNTURA SOBRE PROCESSO FISIOPATOLOGICOS ESPECIFICOS.
Processo inflamatório: o processo inflamatório pode ser definido como a reação do tecido vivo vascularizado a uma agressão local.
Dado a complexidade da reação, o processo inflamatório é ainda tema de numerosas pesquisas no meio.
PONTOS DA ACUPUNTURA (ACUPONTOS).
Os acupontos foram empiricamente determinados no transcorrer de milhares de anos de prática médica. O acuponto é uma região da pele em que é grande a concentração de terminações nervosas sensoriais, essa região está em relação intima com nervos, vasos sanguíneos, tendões, periósteos e cápsulas articulares. Sua estimulação possibilita o acesso direto ao SNC.
Segundo GUNN, os acupontos podem ser divididos em: tipo I ou pontos motores; tipo II localizados nas linhas mediana posterior e anterior (dorsal, ventral) do organismo e tipo III que apresenta leitura difusa em neurômetro.
ACUPUNTURA AURICULAR.
É uma especialidade de acupuntura que visa fazer o corpo funcionar melhor e de forma saudável através da estimulação de pontos energéticos localizados na orelha.
Para os acupunturistas, nossas orelhas tem uma representação completa do corpo humano. Elas possuem mais de 100 pontos de reflexos relacionados ao bom funcionamento dos nossos órgãos e sistemas através de uma rede de energia que fica logo abaixo da pele, percorrendo todo organismo.
Na acupuntura auricular, finíssimas agulhas são espetadas em pontos chave da orelha de 20 a 30 minutos para estimular diversas regiões do corpo. São utilizadas também pequenas agulhas semipermanentes, que ficam na orelha por até uma semana ou sementes de diversas plantas, a mais utilizada é a semente da mostarda.
...