Trabalho de Fisiologia, resenhas de alguns capítulos.
Por: TainaGomes • 13/12/2016 • Trabalho acadêmico • 8.872 Palavras (36 Páginas) • 685 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
INSTITUTO BIOMÉDICO - IB
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA
Resumos de Temas Solicitados para a Disciplina de Fisiologia
Tainá Martins Gomes
Centro – RJ
2015.2
Introdução
A fisiologia é a ciência que estuda como é o funcionamento do organismo, ou seja, explica os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida.
Pontos chave: Fisiologia, Funcionamento do Organismo.
Meio Interno e Homeostase
Introdução
Grande parte do corpo humano adulto é constituído por líquidos (aproximadamente 60%). A maior parte desse líquido, que é de extrema importância para o organismo, encontra-se no interior das células (líquido intracelular), porém, cerca de um terço encontra-se nos espaços existentes entre as células (consideradas a unidade viva básica do organismo), este líquido é conhecido como líquido extracelular e é nele onde encontram-se íons e nutrientes essenciais para manter a vida celular. Este líquido encontra-se em constante movimento por todo o corpo, e é assim que todas as células vivem no mesmo ambiente, e é por isso que esse líquido extracelular é também chamado de meio interno do corpo.
Para que o organismo funcione corretamente, faz-se necessária a manutenção de condições quase constantes neste meio interno, a essa manutenção chamamos de homeostasia. A homeostasia é algo de extrema importância para que o organismos funcione de maneira correta. Para que esta ocorra, faz-se necessário que todos os órgãos e tecidos do corpo realizem funções que contribuam para a manutenção dessas condições essenciais para o meio interno.
Pontos chave: Meio Interno, Homeostasia, Líquido Extracelular.
Meio Interno e Homeostase
Sistema de Transporte e de Mistura do Líquido Extracelular – O Sistema Circulatório do Sangue
O líquido extracelular é transportado para todo o corpo em duas etapas: pelo movimento do sangue pelo corpo através dos vasos sanguíneos
(Figura 1-1) e pela movimentação de líquido entre os capilares sanguíneos e os espaços intercelulares (entre células) dos tecidos (Figura 1-2).
[pic 2]
Organização Geral do Sistema Circulatório – Imagem retirada do livro Tratado de Fisiologia Médica 11ªEdição.
[pic 3]
Imagem retirada do livro Tratado de Fisiologia Médica - Guyton 11ªEdição.
Origem dos Nutrientes do Fluido Extracelular
Os nutrientes contidos neste líquido são oriundos do bom funcionamento dos Sistemas que constituem o nosso organismo.
O Sistema Respiratório contribui da seguinte forma: o sangue ao passar pelos alvéolos pulmonares capta o oxigênio necessário para as células do corpo.
No Trato Gastrointestinal a contribuição de nutrientes ocorre da seguinte forma: o sangue que flui através das paredes do trato gastrointestinal, absorve os nutrientes provenientes da digestão como os carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos.
Já o Fígado e os órgãos de função metabólica, alteram quimicamente (fígado) substâncias absorvidas pelo trato gastrointestinal tornando-as mais utilizáveis, ou podem armazenar (outros tecidos- células adiposas, rins, glândulas endócrinas) tais substâncias até que se façam necessárias.
Vale ressaltar que não é apenas o fornecimento de nutrientes para o meio interno que contribui para a homeostasia, além disso, faz-se necessário também a remoção dos produtos finais do metabolismo celular.
Podemos ver isso no processo de remoção do CO2 pelos pulmões, o processo de filtragem do sangue através dos rins (retirando metabólitos prejudiciais a nossa saúde, como a uréia), a eliminação dos resíduos não aproveitáveis através das fezes e a desintoxicação do organismo realizada através do fígado.
Tudo isso é controlado pelo Sistema Nervoso, mais especificamente o Sistema Nervoso Autônomo, que controla muitas funções dos órgãos internos, secreções de muitas glândulas do corpo em um nível subconsciente.
Feedback Negativo e Feedback Positivo.
O corpo humano possui vários sistemas de controle para o bom funcionamento do organismo, tais sistemas possuem características importantes, dentre elas estão:
- Feedback Negativo: a maioria dos sistemas de controle do organismo
ocorre por este tipo de Feedback. Aqui, este tipo de Feedback tenta ir contra o evento que está acontecendo e estabelece a homeostasia.
Podemos ver isto no processo de Regulação da pressão sanguínea arterial, onde esta é controlada por vários outros sistemas, dentre eles podemos citar o sistema barroceptor (receptores nervosos, localizados nas paredes de bifurcação das carótidas e aorta), que age da seguinte forma: quando a pressão arterial sobre demais, os barroceptores enviam impulsos nervosos para o tronco cerebral, tais impulsos inibem o centro vasomotor, diminuindo assim seus impulsos transmitidos, essa redução diminui a atividade de bombeamento do coração e a dilatação dos Vasos sanguíneos e isso leva o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos, normalizando a pressão arterial.
...