Resenha Cap. 5 Ciencias Sociais
Trabalho Escolar: Resenha Cap. 5 Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ruthkaline • 2/6/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 891 Visualizações
CAPÍTULO 5 – Os grupos sociais
Ao longo da vida interagimos com diversos grupos sociais. Mais tarde escolhemos de qual iremos participar, ou seja, aquele que mais nos identificamos. Grupo social é formado por indivíduos que compartilham características semelhantes.
Existem várias classificações dos grupos sociais entre elas:
Grupos pessoais e grupos externos: os grupos são pessoais são aqueles que as pessoas sentem que pertencem. Os externos é aqueles onde o individuo não pertencem grupo.
Grupos de referência e estereótipos: os de referência têm como referência alguns modelos de comportamento e ações. Estereótipos é a imagem distorcida que um grupo tem do outro.
Grupos primários e secundários: os primários são quando existe um contato intimo, ou seja, quando ocorre um relacionamento informal e descontraído, pois você acaba tendo intimidade com as pessoas envolvidas, temos como exemplo de principal grupo primário a família por ser o primeiro na vida individuo, os seus membros são insubstituíveis. Nos secundários há contato limitado onde tem um objetivo prático, seus membros podem ser substituídos.
Grupos de comunidade e sociedade: comunidade existe interação comunitária, possui cultura em comum e visa o bem estar uns dos outros, existem também fortes laços de união. Sociedade é um grupo para atender determinados interesses, onde cada individuo possui seus próprios interesses.
Grupos de expressão ou de interesse: busca defender diante os órgãos governamentais os interesses ou causa comum utilizando tudo que for permitido e estiver ao alcance.
De fato ocorrem conflitos entre os grupos, ocasionado por maneiras de pensar divergentes podemos citar como exemplo subculturas diferentes e opostas. Este problema resulta em aspectos negativos.
Existem conflitos: emotivo que resulta de sentimentos negativos de um dos grupos envolvidos em relação ao outro. Já o conflito essencial são disputas que buscam adquirir recursos que estão em escassez ou nas divergências referente às funções e relações de trabalho.
Em suma para que ocorra um melhor relacionamento entre os grupos há a diferenciação e a interação. A diferenciação consiste na apresentação dos pontos de vista dos grupos em relação ao outro, possibilita analisar a posição de cada grupo em relação ao conflito. A interação ocorre depois da diferenciação, acontece para que os grupos avaliem suas semelhanças e diferenças, buscando, assim, a solução para o conflito.
...