Trabalho de situações cirúrgicas
Por: este321 • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.266 Palavras (26 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília
Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem
Vivências Integradoras 5
ESTUDO DE CASO: ANTRECTOMIA
Discente: Estéfane J. Santos Câmara - 12/0116561
Docentes: Profª Ana Lúcia da Silva e Simone Roque Mazoni
BRASÍLIA-DF
OUTUBRO, 2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. IDENTIFICAÇÃO DA PACIENTE 1
3. HISTÓRIA DA DOENÇA 2
4. EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS 2
5. EXAME FÍSICO 3
6. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS DOENÇAS 3
6.1 Fisiopatologia 4
7. ESTUDO DA CIRURGIA 6
7.1 Preparos operatórios e cuidados de Enfermagem realizados 8
Preparo Pré-operatório mediato e imediato 9
Pré-Operatório imediato 10
Na admissão no centro cirúrgico 11
Na área/unidade de Espera 11
Período Transoperatório 12
Manutenção da Segurança 12
Monitoramento fisiológico 13
Apoio psicológico (antes da indução, quando o paciente estiver consciente) 13
Período Pós-Operatório 13
Transferência do paciente para Unidade de pós anestésicos 13
Avaliação pós-operatória na Área de recuperação 14
Unidade cirúrgica 14
Casa ou clínica 14
7.2 Técnica cirúrgica 14
8. Medicamentos 15
9. Sistematização da Assistência de Enfermagem 18
10. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 19
a. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 19
b. PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 21
11. CONCLUSÃO 23
12. Referências bibliográficas 23
- INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso, foi realizado no Hospital Universitário de Brasília, durante o estágio de Vivências Integradoras 5 de Enfermagem, transcorrido do período de 21 de Setembro de 2017. O estudo ocorreu na Clínica Médica, e Centro Cirúrgico. Tendo a supervisão das professoras Ana Lúcia da Silva e Simone Roque Mazoni, respectivamente.
Sendo essa análise feita de forma descritiva do tipo relato de caso, tendo por metodologia a pesquisa de artigos científicos, livros referenciais, e revisão de prontuário da paciente, para elaboração da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), e entrevista direta.
A paciente estudada D. R. O., sexo feminino, 74 anos. Conta com uma úlcera péptica duodenal, com esteanose pilórica. Foi realizado procedimento cirúrgico de Antrectomia, somado a reanastomose de gastroduedonostomia.
A paciente se encontrava internada na Clínica Cirúrgica para receber terapia nutricional e antibioticoterapia, antes da realização da cirurgia, estando sob cuidados da equipe multiprofissional de saúde do HUB.
- IDENTIFICAÇÃO DA PACIENTE
A paciente estudada D. R. O., sexo feminino, 74 anos. Internada pois demonstrava subnutrição, apresentando no início da internação, massa corporal de 35 kg. Devido a terapia nutricional parenteral com dieta oral, após 15 dias já apresentava aumento do peso que passou a ser 38,8 kg. Têm 1,64 de altura. Com IMC de 14,4, ainda abaixo do peso normal. É casada, reside em São Sebastião-DF, porém sua família é de São Miguel de Palmas-PA. Têm amostra reagente para HIV1, o qual o responsável viria a ser o marido, segundo ela.
- HISTÓRIA DA DOENÇA
A paciente foi internada no dia 03/09/17, ás 08:40. Em sua admissão, paciente refere que há 10 anos iniciou quadro de Epigastralgia em queimação, associada á emagrecimento e vômitos. Na época procurou atendimento médico e realizou EDA-Endoscopia Digestiva Alta (Exame de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno), que evidenciou úlcera gástrica e duodenal com pesquisa para H. pylori positiva. Fez tratamento com antibioticoterapia e inibidor de bomba, resolvendo o quadro. Também relata que há 1 ano passou a apresentar epigastralgia diária, em queimação, de leve intensidade, sem irradiação, com piora ao jejum e melhora com chás caseiros, porém com perda ponderal de 10 kg com a evolução do quadro. Negou náuseas, vômitos, alteração do ritmo intestinal e sangramentos.
...