Trabalho sobre Dermatite Seborreia
Por: pablon1 • 19/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 863 Palavras (4 Páginas) • 732 Visualizações
INSTITUTO PIRAMIDE - SAD
Curso técnico enfermagem
Trabalho sobre Dermatite Seborreia
Weberth .S.T.R de Oliveira
Padre Paraíso – MG
2016
Weberth .S.T.R de Oliveira
Trabalho sobre Dermatite Seborreia
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Pirâmide – SAD pra obtenção do titulo de Técnico de enfermagem. Orientadora: Profª. Fabrícia
Padre Paraíso – MG
2016
Dedico este meu trabalho a nosso Senhor, que me guia e ilumina me dando a graça de viver cada dia, oferecendo-me este caminho. Aos melhores pais do mundo, Wilma e Marilene, que juntos estão á luta, para que eu possa realizar esta etapa, que não é um sonho apenas meu, mas deles também.
Introdução
A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade. A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica. MEDEIROS (2015)
A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.
Objetivo
Objetivo geral
Tem como objetivo geral o conhecimento da relação entre dermatite seborréica e a paciente A.J.S.
Objetivo especifico
Os objetivos específicos deste trabalho foram:
Conhecer os principais tratamentos das patologias;
Verificar os princípios ativos mais utilizados;
Conhecer quais os sintomas mais frequentes e as áreas mais acometidas;
Verificar se há acompanhamento médico.
Histórico do paciente
Fui na residência da paciente A.J.S. onde ela me explicou tudo sobre sua patologia , a paciente tinha apenas 12 anos onde apareceram os primeiros sintomas de uma patologia imprevisível e de difícil cura .A.J.S. se queixava de ardência e coceira na face direita ,sua pele ficava vermelha e com bolhas (como se fosse espinha) rente ao nariz.
A paciente frequentou vários hospitais e diferentes médicos a procura de reposta e de cura, mas nenhum deles soube realmente do que se tratava tal vermelhidão, até pensou que fosse “coisa colocada “ (olho ruim ou ate mesmo pior).
Um de seus familiares á levou em um dermatologista, com expectativas que ele conseguisse descobrir o que ocasionou a irritabilidade em seu nariz DR Alessandro Amaral , pediu vários exames , onde descobriu do que se tratava a doença .dermatite seborreica .E explicou que se tratava de algo hereditário que não tinha curar total. De imediato ele prescreveu vários medicamentos, mas todos em vão. Numa de suas consultas, Dr Alessandro já não sabia o que fazer, pois a doença estava ficando cada dia pior .então passou o ultimo remédio ,pelo qual achou viável roacutan onde desencadeou Secura dos lábios, pele e olhos onde utilizou hidratantes (para pele e lábios) e colírios ocasionou também Elevação do colesterol dos triglicerídeos .
A paciente ficou seis meses ingerindo o medicamento com vitaminas durante o período ,o medico acompanhava a cada dois meses com exames.
No fim do tratamento, A.J.S. obteve 98% de cura , mas ate hoje tem vestígios do remédio em seu organismo. teve uma perca de 12 kg .ficou três anos em tratamento .iniciou depois da puberdade ,onde os hormônios estavam muito fortes.
DADOS DO PACIENTE
Nome: A.J.S.
Data de nascimento: 04/04/1999.
Cidade natal: comunidade Virgens das Graças.
Estado civil: solteira .
Etnia: católico.
...