A Apresentação Tecnologia Farmacêutica
Por: 123vitorino • 12/5/2021 • Projeto de pesquisa • 420 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera Campo Limpo[pic 1][pic 2]
Curso de Farmácia Tecnologia Farmacêutica I ÁREA LIMPA EM INDÚSTRIA[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Este trabalho usará como base uma Indústria que produz IFAs (Insumos Farmacêuticos Ativos), para as Indústrias Farmacêuticas humanas e veterinárias.
[pic 9][pic 10]
A área limpa é uma área cujo controle ambiental é definido em termos de contaminação por partículas viáveis e não viáveis, projetada, construída e utilizada de forma a controlar a introdução, geração e retenção de contaminantes em seu interior, mas acima de tudo, garantir continuamente a qualidade na execução de diversas atividades industriais e de serviços.
Isto não é mais uma necessidade apenas das áreas ligadas à medicamentos e saúde, mas também alimentos e bebidas, cirurgia e tratamento médico, bancos de tecidos, etc.
[pic 11][pic 12]
Vestiário de Funcionários/ Vestiário de Visitantes:
Área onde é realizada a paramentação de funcionários e visitantes.
Cada vestiário possui uma barreira física composta por um banco que separa a sala em dois ambientes, lado externo é o local apropriado para vestir os EPIs, e o lado interno só poderá ser utilizado quando o funcionário ou visitante estiver devidamente paramentado.
[pic 13][pic 14]
Descrição das áreas e procedimento de entrada
As salas do Processo Físico são dotadas de insuflação e exaustão (controlados por diferencial de pressão instalado em todas as salas), através de ar filtrado, visando impedir que partículas estranhas entrem nas áreas e contaminem o produto e/ou ambiente e visando também manter o ambiente da área de Processo Físico adequado ao processamento de insumos ativos.
FOTOS DAS ÁREAS[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]
[pic 19][pic 20]
[pic 21][pic 22][pic 23]
Equipamento Moinho de Ar Equipamento Secador Duplo Cone Corredor do Processo Físico
[pic 24][pic 25]
A sala limpa deve ser um ambiente no qual o suprimento e a distribuição do ar, sua filtragem, os materiais de construção e procedimentos de operação visam controlar as concentrações de partículas em suspensão no ar, atendendo aos níveis apropriados de higienização.
Se isso não for controlado, a contaminação por partículas geram modificação de propriedades
[pic 26][pic 27]
farmacopeicas como: toxidade, interação medicamentosa e degradação biológica.
Por essa razão uma sala limpa para ser plenamente funcional deve levar em consideração o modo como será controlado a concentração de partículas em suspensão no ar, assim como avaliar a acessibilidade à cada operação, seguir a especificação de equipamentos e matérias, dimensionar instalações, além de definir sistemas.
...