A Atividade Sinapse
Por: sabrina_martins • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 851 Visualizações
ATIVIDADE – QUIZ
- O que é sinapse?
O termo sinapse foi criado pelo neurofisiologista Inglês Charles Sherrington, para retratar as zonas de comunicação entre uma célula nervosa e outra célula nervosa, ou, entre uma célula nervosa e uma célula alvo.
Essas células se conectam para enviar sua mensagem, passar a informação, muito próximas uma da outra, mas sem se tocarem. Esse espaço entre o axônio do neurônio e a célula é chamado de fenda sináptica.
Os componentes da sinapse:
Neurônio pré-sináptico, sempre é um neurônio, uma vez que os neurônios são as únicas células capazes de conduzir um impulso nervoso.
Neurônio pós-sináptico, que recebe a mensagem, podendo ser uma célula nervosa, células de outro órgão ou de um músculo estimulando movimentos de contração e relaxamento.
Entre eles, está a fenda sináptica que permite a rápida difusão de um neurotransmissor, mede cerca de 2 a 3 milionésimos de um metro.
- Quais os tipos de sinapse que temos no corpo?
Temos dois tipos de sinapse no nosso corpo, sinapse química e elétrica.
- Caracterize os tipos de sinapse que discutimos.
A sinapse química é estimulada por impulsos elétricos e libera neurotransmissores químicos pelo neurônio pré-sináptico, quando acontece potencial de ação na célula e sua membrana é despolarizada; a informação passa pela fenda sináptica e vai para o terminal pós-sináptico, que irão atuar em proteínas receptoras da membrana da célula, podendo ter ação excitatória ou inibitória. Essa sinapse tem controle e modulação da transmissão e é um pouco lenta.
A sinapse elétrica é mais rápida. A transmissão de informações ocorre pela corrente iônica (elétrica), feita diretamente entre as células por meio das junções GAP (transmite íons entre os neurônios, tem os poros alinhados e a presença de canais entre as membranas) e não tem modulação.
Os dois tipos de sinapse pode ocorrer pelos:
Axo-dentrito (entre axônio e dentrito);
Axo-axônica (dois axônios trocam informações);
Dentro-dentritica (dois dentritos trocam informações);
Axo-somática (axônia entra em contato com o órgão).
- O que neurotransmissor?
Neurotransmissor é uma substância química que é capaz de conduzir e transmitir uma informação de um neurônio a outro, comunicação chamada de sinapse.
Os neurônios funcionam através de disparos elétricos, para transmitir um impulso elétrico em uma informação química, para que as células consigam se comunicar, o neurônio produz e utiliza os neurotransmissores.
Tipos de neurotransmissores:
Aminoácidos: Acido-gama-amino-butirico (GABA), Glutamato (Glu), Glicina (Gly), Aspartato (Asp);
Aminas: Acetilcolina (Ach), Adrenalina, Noradrenalina, Dopamina (DA), Serotonina (5-HT), Histamina;
Purinas: Adenosina, Trifosfato de adenosina (ATP);
Gases: NO e CO.
Os aminoácidos podem ser excitatórios, que aceleram determinadas funções do cérebro por exemplo é o glutamato, ou os que fazem o contrário, os inibitórios, como ácido gama amino butírico o GABA, que diminuem a atividade de alguns sistemas. É ideal que ocorra um equilíbrio entre os aminoácidos, principalmente entre o GABA e o glutamato, para que haja um correto grau de excitabilidade, de disparo dos neurônios, para não disparar demais nem de menos.
...