A Equidade é um dos pilares do Sistema Único de Saúde
Por: jeannefernandes • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
[pic 2]
A equidade é um dos pilares do Sistema Único de Saúde(SUS), entretanto seu conceito é polêmico e assume diversas interpretações. (GRANJA, et al, 2010)
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS[pic 3]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
CONCEITO
A equidade é um dos outros princípios assegurados pelo sistema em que as ações e serviços devem ser oferecidos aos cidadãos, independente do nível de complexidade que cada caso requeira, independente da região em que o individuo detenha sua residência. A todos os brasileiros deverá ser dado atendimento igualitário sem privilégios ou barreiras, uma vez que o olhar que o sistema tem perante o seu usuário é de igualdade e a estes deverá ser oferecido atendimento conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos (PONTES et al 2009).
Witehead (1992) escreveu sobre equidade enfatizando sua dependência do desenvolvimento potencial das pessoas e da sociedade, objetivando eliminar desvantagens e diferenças negativas, criando-se assim justa oportunidade de acesso aos serviços. O que diferenciaria essa visão da concepção liberal tradicional de igualdade baseada na igualdade de oportunidade? Talvez, ao se tomar como função das políticas de proteção social a eliminação dessas desvantagens, estar-se-ia aproximando essa visão de equidade daquela primeira, que pensa a igualdade assegurada pela justa organização da sociedade, inclusive, mediante políticas de defesa ativa dos vulneráveis. Apesar de vários países capitalistas, o Brasil entre eles, haverem adotado políticas sociais compensatórias ou de redistribuição de renda, não se poderia equivaler essa concepção àquela do liberalismo puro.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS[pic 4]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
CRÍTICA
A equidade está entre os princípios do SUS, mais ainda é pouco desenvolvida e além disso, temos outros princípios operacionais. Deve-se assegurar ações e serviços sem privilégios e sem barreiras, pois todo cidadão é igual perante o SUS, e tem o direito de ser atendido conforme suas necessidades. Infelizmente isso não acontece, pois o descaso dos governantes é gritante, a falta de investimento e a falta de vontade por parte dos órgãos competentes faz com que a saúde fique cada vez mais precária. A falta de médicos em postos de saúde, a demora pelo atendimento em hospitais estão se tornando cada vez mais comuns. O que o paciente busca em uma unidade de saúde é principalmente um atendimento de qualidade e garantia de melhoras, porém estamos muito distantes deste acontecimento, mas ainda sonhamos com a equidade no nosso Sistema Único de Saúde.
...