A FARMACODINÂMICA NA FARMÁCIA
Por: uairhael • 12/1/2022 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
1. Descreva a estrutura das proteínas G , bem como seus diferentes tipos.
As Proteínas G fazem parte de uma superfamília de proteínas, que no estado inativo, se encontram acopladas a receptores no meio intracelular, e graças as suas propriedades funcionais e estruturais, ao ativadas por estímulos adequados podem migrar pelo citosol e ativar enzimas amplificadoras ou canais iônicos, possibilitando assim a transmissão de sinais para ativação de eventos intracelulares por estímulos externos.
Proteínas G são formadas por 3 subunidades, polipeptídios distintos, chamadas subunidades α, β e γ, que formam o complexo responsável pela transdução de sinais.
A classificação das proteínas G se dá de aordo com a estrutura da subunidade α.
2. O que são receptores farmacológicos e como são suas estruturas?
3. Íons, embora indispensáveis, são desprovidos de lipossolubilidade suficiente para adentrar as células. Por quais mecanismos os íons adentram a célula?
4. A ativação do receptor Beta-1 cardíaco pela adrenalina produz como efeito biológico aumento do ritmo e força de contração da musculatura desse órgão. Descreva a transdução de sinais capaz de gerar tais efeitos.
5. O Cálcio é um mensageiro importante em todas as células e pode regular diversas respostas, inclusive expressão de genes, contração, secreção, metabolismo e atividade elétrica (Goodman & Gilman). Descreva o mecanismo dos receptores metabotrópicos que aumentam o aumentam o cálcio interno.
6. A transdução de sinais dos receptores ao serem acoplados, geram sinais também para o núcleo da célula. O uso continuado (crônico) de drogas agonistas ou antagonistas pode alterar o número dessas macromoléculas. Como são chamados estes fenômenos?
7. Cite exemplos de drogas cujo mecanismo de ação se dá sobre enzimas.
8. O que são moléculas transportadoras? Cite exemplos de drogas que agem através dessas proteínas.
...