A Microbiologia Clinica Relatório Aula Pratica
Por: Hamon Rodrigues de Oliveira • 23/9/2022 • Relatório de pesquisa • 418 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Microbiologia clinica
Relatorio aula Pratica
Semeadura e preparo do meio
Mogi das Cruzes
2022
1 – Objetivos:
Aprender sobre as técnicas de semeadura; Executar técnicas de preparo do material; Preparar o material para a esterilização; Realizar inoculação em meios de cultura líquidos e sólidos e semi solidos em placas; Verificar a presença ou ausência de crescimento bacteriano..
2 – Introdução Teórica:
As tecnicas de semeadura sao metodos pelo qual a inoculação em meio de cultura bacteriana, como secreções ou alimentos, iniciam o seu desenvolvimento in vitro.
A inoculação correta é importante na identificação de um patogeno e pode ser feita com o uso de swabs ou com alças de inoculação esterelizadas.
Para garantir que somente os microorganismos seja semaeados, sao realizados procedimentos de esterelização para que nao ocorra a contaminação de materiais, meios e culturas. Existem varias tecnicas, algumas são utilizadas para qualitativos e estudos quantitativos.
3 – Procedimentos Experimentais:
Semear o material ou a cultura microbiana com auxílio de uma alça de níquel cromo, fazendo
sequências de estrias na superfície do meio de cultura da placa de Petri, como apresentado na figura ao lado. Inicie
transferindo o material para o meio (“Esgotamento” Inicial). Fazer sequências de estrias de modo a obter o
esgotamento do inoculo da alça (estrias do bordo para o centro da placa) e consequentemente permitir que os microorganismos se desenvolvam formando colônias isoladas. A flambagem da alça entre cada sequência de estrias
aumenta a probabilidade de obtenção de colônias isoladas.
(figura 1)
4 – Resultados e Discussão:
Houve crescimento de Gram-negativas, devido o meio usado ser Agar MacConkey . Algumas colônias no Ágar apresentaram coloração rosada, amarelada ou incolores, a observada no experimento apresentou coloração rosada, devido o ser um meio seletivo que permite o crescimento de bactérias Gram negativas e inibição do crescimento de Gram positivas, isso se da principalmente pela presença de corante cristal violeta e sais biliares.
Um isolamento bem feito é fundamental no processo de identificação das bactérias, visto que a área de isolamento é fundamental para o desenvolvimento dos passos seguintes de identificação conforme mostra a figura 1. O Ágar é um exemplo de meio de cultura que pode ser usado num primeiro passo de identificação da mesma, visto que o Agar age como um meio seletivo e diferencial n suspeita de uma bacteria.
5 – Conclusões:
Agrupar
...