Abertura de Laboratório de Análises Clinicas
Por: noeli_macena • 4/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.067 Palavras (13 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
REGISTRO CNES: 9944123
APRESENTAÇÃO
Fundado em 2020 pelas farmacêuticas bioquímicas Brenda Scher, Diane Andrade, Naila Milena, Noeli Macena e Rebeca Silva, o Biolab – Laboratório de Análises clínicas é referência de qualidade.
Com uma trajetória pautada na busca pela inovação e melhoria contínua dos serviços e satisfação dos clientes, a empresa se consolidou como líder de mercado no segmento de medicina laboratorial
MISSÃO
Disponibilizar aos nossos clientes, médicos e pacientes, serviço de medicina laboratorial com excelência e confiabilidade, atendendo suas expectativas e atuando com responsabilidade e compromisso.
VISÃO
Ser uma instituição referência na promoção à saúde e no auxílio ao diagnóstico laboratorial, acompanhada pela sustentabilidade e responsabilidade social.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
A Biolab obedece às normas do Ministério da Saúde, Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, Secretarias Estaduais de Saúde, órgãos de classe e Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Pela RDC 302/2005, pela ANVISA visando estabelecer um padrão de qualidade nos serviços, garantir a biossegurança e evitar ao máximo erro nos procedimentos e riscos. Seguimos as instruções para a realização de procedimentos laboratoriais, desde a forma mais indicada para a coleta, armazenamento, esterilização, até pontuar a respeito da infraestrutura do laboratório, recursos humanos e muito mais. Visando oferecer o melhor do segmento para o nosso cliente nos enquadramos na RDC 50/2002, cujo teor traz um regulamento técnico para o planejamento, programação, elaboração e avaliação dos projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, conforme consta do seu art. 1º.
Nome Fantasia: Biolab
Nome Empresarial: Biolab Laboratório de Análises Clínicas LTDA
Responsável Técnico (RT): Noeli Macena – CRF: 0000
CNES: 9944123
CNPJ: 13.503.439/0001-31
Natureza jurídica(grupo): Empresariais
Endereço: Rua Xingu,179, Stiep
Cep:41770-130
Telefone: (71) 4003-6767
Município: 292740- Salvador
Tipo de estabelecimento: Unidade de apoio diagnose e terapia (SADT)
Alvará de saúde: 020
Dependência: Individual
Gestão: Municipal
Diretor Clínico/Gerente/Administrador: Afrânio Ferreira
EQUIPE TÉCNICA:
No momento de contratar esses profissionais, é avaliada toda a documentação que comprove sua formação, registro em órgãos de classe e eventuais especializações. Isso porque é dever da empresa manter disponíveis registros de formação e qualificação dos nossos colaboradores. Todos nossos funcionários são devidamente vacinados, conforme a legislação em vigor e realizados os exames médicos de admissão, em conformidade com o PCMSO da NR-7 da Portaria TEM 3.214/78 e a lei nº 6.514/77.
Quanto à composição do quadro de funcionários:
- 01 responsável técnico: profissional de nível superior — biólogos, biomédicos, médicos patologistas clínicos e farmacêutico-bioquímicos. O responsável técnico é quem supervisiona e responde pelo controle de qualidade dos procedimentos;
- 02 técnicos de laboratório: profissional de nível técnico, responsável pela execução de tarefas na bancada de análises, sempre supervisionado e orientado por um profissional de nível superior;
- 02 auxiliares de laboratório: esses são os responsáveis por realizar a coleta de materiais. O recomendado é que esses profissionais possuam qualificação específica na área e experiência na coleta e manuseio de amostras biológicas;
- 02 atendentes: Um atendimento acolhedor e eficiente, além de fidelizar o paciente, ajuda a melhorar o fluxo de atendimento na recepção, evitando demora e insatisfação.
Profissionais de apoio, que cuidam da administração burocrática da empresa, manutenção do ambiente, sua limpeza e comodidade para funcionários e pacientes. São eles:
- 01 copeiros;
- 02 auxiliares de serviços gerais;
- 01 gerente administrativo;
- 02 auxiliares administrativos.
- 01 RT: responsável técnico que se responsabilizará perante os órgãos públicos por meio do TRT (Termo de Responsabilidade Técnica).
São 8 os setores do laboratório de análises clínicas da área técnica: bioquímica, endocrinologia, hematologia, imunologia, micologia, microbiologia, parasitologia e uroanálise.
SETORES LABORATORIAIS
Bioquímica
O setor de bioquímica é o local onde são realizados exames que investigam o funcionamento dos processos metabólicos do organismo. Em outras palavras, mede e expressa quimicamente as alterações normais e patológicas. É um dos setores dos laboratórios de análises clínicas da área técnica que mais aproveita o avanço tecnológico para conseguir precisão em seus exames. Neste local, utiliza-se tubo primário com identificação por código de barras, analisadores multicanais com sistema de acesso randômico, controle de qualidade incorporado com gráfico de Levey-Jennings e regras de Westgard para assegurar a integridade dos resultados.
As principais dosagens são glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, exames função hepática e de função cardíaca, entre outros. Para cada dosagem, é estabelecida uma metodologia.
Endocrinologia
Assim como na especialidade médica, a endocrinologia é o setor responsável pelos testes hormonais.
As moléculas produzidas por glândulas que exercem efeito específico sobre uma ou mais partes do corpo. Com métodos de imunofluorescência, quimioluminescência e radioimunoensaio, são realizados exames que verificam as dosagens dos hormônios da fertilidade, os hormônios tireoidianos, os marcadores da próstata, entre outros. São exemplos de exames realizados neste setor as dosagens de PSA e TSH.
Hematologia
O setor de hematologia é o local onde condições relacionadas ao sangue e suas frações são investigadas. A hematologia compreende a hematologia geral, o estudo da coagulação e a imunohematologia. O hemograma é o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo, sendo frequentemente solicitado pela capacidade do sangue revelar alterações em diferentes partes do organismo.
Por meio de equipamento automatizado de alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade, acompanhado de análise microscópica, ele avalia quantitativamente e qualitativamente os elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A imunohematologia classifica o tipo sanguíneo ABO/Rh e realiza outros testes para investigação da incompatibilidade materno-fetal.
...