Exigencias Legais Para Abertura De Uma Clinica De Repouso
Trabalho Escolar: Exigencias Legais Para Abertura De Uma Clinica De Repouso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucemir.ertel • 9/10/2013 • 701 Palavras (3 Páginas) • 1.101 Visualizações
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele composto pelas funções administrativas é a base para a efetividade de uma empresa de sucesso. É um processo formado por quatro funções básicas da administração, são eles: Planejamento, Organização, Controle e Direção.
Planejamento: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. O Planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, planejar consiste em simular o objetivo desejado e estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos.
“planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (Kawasnicka,1995,p. 169).
Organização: Refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela está na fase da organização.
Vemos então que as organizações têm duas funções básicas: 1ª incorporar recursos na estrutura, ou seja, trazer os recursos de fora para dentro. Depois que os recursos já estão dentro da estrutura ela deve alocar, distribuir.
Então fica subentendido que a organização responsabiliza-se por montar a estrutura organizacional.
Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.
As fontes do controle são: Legitimidade do negócio, leis, éticas e acionistas.
Tipos de Controle: Centralizados (quando os níveis mais altos de gerência têm que aprovar todas as decisões não rotineiras) e descentralizados (quando as gerências de níveis médios e baixos podem aprovar decisões não rotineiras).
Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.
3 PATRIMÔNIO
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a uma entidade, e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.
“É o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”[...]. (Padoveze 2000, p. 36).
O patrimônio é subdividido em dois aspectos: Aspecto Qualitativo, é representado pela natureza dos elementos que compõe como dinheiro, valores a receber ou a pagar
...