Antipiretico
Artigo: Antipiretico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseaneclemente • 17/9/2014 • Artigo • 209 Palavras (1 Páginas) • 526 Visualizações
ANTIPIRÉTICO
ANTIPIRÉTICO OU ANTITÉRMICO (TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE FEBRÍFUGO E ANTIFEBRIL) É UM MEDICAMENTO QUE PREVINE OU REDUZ A FEBRE, DIMINUINDO A TEMPERATURA CORPORAL QUE ESTÁ ACIMA DO NORMAL (ACIMA DE 37°C). ENTRETANTO, ELES NÃO VÃO AFETAR A TEMPERATURA NORMAL DO CORPO SE UMA PESSOA QUE NÃO TIVER FEBRE O INGERIR.
OS ANTIPIRÉTICOS FAZEM COM QUE O HIPOTÁLAMO "IGNORE" UM AUMENTO DE TEMPERATURA INDUZIDO POR INTERLEUCINA. O CORPO ENTÃO IRÁ TRABALHAR PARA BAIXAR A TEMPERATURA E O RESULTADO É A REDUÇÃO DA FEBRE.
CONTRADITORIAMENTE, A MAIORIA DOS ANTIPIRÉTICOS SÃO USADOS PARA OUTROS FINS. POR EXEMPLO, OS ANTIPIRÉTICOS MAIS COMUNS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS SÃO A ASPIRINA E O PARACETAMOL, QUE SÃO USADOS PRIMARIAMENTE PARA O ALÍVIO DA DOR. EXISTE UM DEBATE SOBRE O USO APROPRIADO DE TAIS MEDICAMENTOS: A FEBRE É PARTE DA RESPOSTA IMUNE DO CORPO CONTRA UMA INFECÇÃO QUE ACARRETA BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS.
OS ANTIPIRÉTICOS SÃO MEDICAMENTOS SEGUROS E UTILIZADOS HÁ MUITOS ANOS, NO ENTANTO É NECESSÁRIO RESPEITAR AS DOSES, O INTERVALO ENTRE CADA ADMINISTRAÇÃO E AS INDICAÇÕES DO MÉDICO, PORQUE TODOS OS MEDICAMENTOS TEM EFEITOS COLATERAIS, NOMEADAMENTE O PARACETAMOL PODE GERAR TOXIDADE HEPÁTICA OU RENAL. O IPROFENO QUANDO ADMINISTRADO A CRIANÇA COM VARICELA PODE SER RESPONSÁVEL POR UMA INFECÇÃO BACTERIANA GRAVE DOS TECIDOS, DENOMINADA DE FACEIITE NECROZATIZANTE.
...