Estudos de utilização de medicamentos – considerações técnicas sobre coleta e análise de dados
Por: MaryEllen Rezende • 6/11/2016 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Faculdade de Farmácia/UFMG - Departamento de Farmácia Social Disciplina:
FAS014 – Farmacoepidemiologia
Estudos de utilização de medicamentos – considerações técnicas sobre coleta e análise de dados
- ROTEIRO
Baseando-se no artigo, responda as questões abaixo: - Faça uma descrição dos delineamentos epidemiológicos descritos no texto.
Ensaio clínico controlado é um tipo de estudo epidemiológico experimental muito utilizado para testar a eficácia de um novo insumo terapêutico em um grupo randômico de voluntários ou para obter informações sobre efeitos adversos de um dado tratamento.
A pesquisa de coorte é um tipo de estudo epidemiológico observacional, longitudinal, analítico, que pode ser prospectivo ou retrospectivo. Esse estudo é utilizado para estabelecer uma conexão entre eventos que um grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas.
Estudos transversais / seccionais são um tipo de estudo epidemiológico observacional que permitem a obtenção e análise de prevalência de uma dada doença, assim esses estudos possibilitam a avaliação e planejamento de programas de controle de enfermidades. No caso do estudo seccional ele informa sobre medicamentos consumidos, os consumidores desses medicamentos, a finalidade desses medicamentos. E permitem o planejamento de políticas para promover o uso racional dos medicamentos. Além disso, esse estudo permite a identificação de grupos vulneráveis ao uso irracional e aos medicamentos que vem sendo utilizados de forma incorreta.
- O que são variáveis dependentes e independentes?
Variáveis Dependentes são: o estado de saúde, o agravamento ou desenvolvimento de uma doença. Essas variáveis ocorrem após a variável dependente. No caso a variável dependente é o uso de medicamentos.
Variáveis Independentes são: o fator causal da variável dependente. Essas variáveis antecedem a variável dependente. No caso as variáveis independentes são: aspectos econômicos, sociais, demográficos, doenças e hábitos.
- Descrever sobre a acurácia da informação sobre o uso de medicamentos.
No Brasil não há informações sobre o uso de medicamentos, e por isso é difícil manter a acurácia na informação, afim de manter um padrão no processo de manipulação do banco de dados. Infelizmente, muitos fatores afetam a qualidade das informações a respeito do uso de medicamentos, como o uso de nome fantasia de medicamentos, combinações individualizadas entre outros. Para validar as informações deve-se: selecionar os grupos de estudo, padronizar os instrumentos de coleta, treinar os entrevistadores, coletar o máximo de informações dos produtos e ter comprovação do uso do medicamento pelo paciente.
- O que são unidades de análise?
Unidades de análise são as especialidades farmacêuticas, sendo que o foco é a avaliação crítica da oferta de produtos.
- O que deve contemplar um plano de análise? Quais são os prováveis indicadores?
Um plano de análise deve contemplar a avaliação global das especialidades farmacêuticas utilizadas e dos seus usuários. E os indicadores são: oferta e consumo.
- Quais são os aspectos relacionados ao banco de dados?
Para criar um banco de dados deve-se:
- Criar as variáveis de interesse utilizando um padrão.
- Organizar os dados relacionados no banco de forma coerente, exemplo em uma pasta coloca-se as características dos participantes e em outra os nomes dos medicamentos, já em uma terceira pasta coloca-se os dados horizontalizados.
Apos a criação do banco de dados deve-se verticalizar as informações utilizando o programa Epi-info. Depois formam se os arquivos secundários, no qual separam se arquivos mais e menos específicos. Todas essas etapas permitem uma análise mais acurada das informações obtidas no estudo epidemiológico realizado.
...