Farmacovigilancia
Resenha: Farmacovigilancia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dxcfvghjk • 9/4/2013 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 750 Visualizações
Farmacovigilância é a forma de acompanhar e avaliar o medicamento. O farmacêutico deve ficar atento para qualquer reação adversa, após o uso de medicamentos e avaliar se ela esta relacionada realmente ao seu uso. Ocorrendo a confirmação do efeito adverso devido à utilização do medicamento, o farmacêutico deve encaminhar um formulário a ANVISA, para que eles adicionem a reação na bula, pois nesta devem estar todas as informações sobre o medicamento.
Tem como objetivo reduzir a taxa de morbilidade e mortalidade associada ao uso de medicamentos, além de melhorar a seleção e uso racional de medicamentos pelos profissionais de saúde, melhorar os cuidados com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e todas as intervenções médicas e paramédicas, contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma racional, segura e mais efetiva, promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao publico.
O farmacêutico tem o dever de auxiliar a farmacovigilância, notificando qualquer suspeita de reação adversa causada por medicamento ou mesmo de outros problemas relacionados a medicamentos como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de administração, ás autoridades sanitárias, no caso a ANVISA.
Todo evento adverso que envolve óbito, mesmo os não confirmados por profissionais de saúde, devem ser notificados no prazo de no máximo 7 dias a partir da data de recebimento da informação.
Os eventos adversos graves, não confirmados por profissionais de saúde, devem ser notificados no prazo máximo de 15 dias, a partir da data de recebimento da informação.
E os eventos adversos não graves, confirmados por profissionais de saúde, devem ser notificados no prazo máximo de 90 dias.
...